Questões de Serviço Social do ano 2009

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Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2009

Apesar de a categoria dos assistentes sociais não constituir um bloco homogêneo, não se pode negar que ela tem uma participação fundamental na construção dos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. Acerca dos posicionamentos dessa categoria frente às demandas e à realidade social, julgue os itens a seguir.

I Apoiam-se no projeto ético-político, que é resultado de um processo coletivo construído nas últimas décadas, coordenado pelas entidades nacionais da categoria, cujos valores e fundamentos estão expressos no código de ética profissional, na lei de regulamentação da profissão e nas diretrizes curriculares aprovadas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, orientando tanto o exercício quanto a formação profissional.

II A perspectiva dos direitos e da cidadania vem sendo incorporada por intelectuais, pesquisadores, professores e estudantes em suas pesquisas e produções, aprofundando, assim, a perspectiva teórica convergente com aquela inscrita no projeto ético-político.

III Reconheceram-se os limites e as possibilidades dos direitos e da cidadania no marco do capitalismo, sem diminuir o posicionamento em defesa da afirmação dos referidos direitos.

IV Adota-se postura político-profissional com base em duas perspectivas: fortalecimento das instituições democráticas e articulação e fortalecimento dos movimentos sociais.

A quantidade de itens certos é

O debate contemporâneo acerca do serviço social impõe um grande desafio à categoria quanto às demandas para a profissão, considerandose que as mudanças tecnológicas e organizacionais trazem repercussões como a precarização das relações de trabalho, ameaça de desemprego, exigências de polivalência, multifuncionalidade, desenvolvimento de novas habilidades, entre outras. Sobre as demandas nas diversas áreas de atuação do assistente social, assinale a opção correta.

Acerca das características que devem ser observadas durante a realização de uma entrevista de ajuda, julgue os itens seguintes.

I A entrevista de ajuda é contraindicada nos casos em que o entrevistado possui poder de reflexão nulo ou insuficiente e também naqueles casos em que a pessoa não quer participar de entrevista desse gênero.

II O entrevistador deve utilizar os mesmos procedimentos e objetividade que os adotados pelas ciências naturais e priorizar o aconselhamento.

III A atitude diretiva do entrevistador na condução da entrevista é justificada pela necessidade de enquadrar o caso na classificação que ele tem em mente desde o seu início.

IV O entrevistador deve ter uma atitude de acolhimento e de nãojulgamento que permita apreender as significações que a situação tem para o entrevistado, sem crítica nem culpabilização.

Estão certos apenas os itens

A ação com grupos, como qualquer ação profissional que pretenda ser eficaz, precisa estar fundamentada em conhecimentos vindos da experiência, de observações, de pesquisas, entre outros. Esses conhecimentos devem consubstanciar-se em atitudes e habilidades que se traduzirão em ações no processo de intervenção. Acerca das estratégias e relações estabelecidas entre o monitor e o grupo, julgue os itens que se seguem.

I Na dinâmica processual do grupo, o monitor deve centralizar o papel de facilitador na sua pessoa, com o objetivo de garantir o sucesso de seu desempenho como coordenador do grupo.

II Para que o monitor se relacione de forma espontânea com o grupo, é imprescindível o autoconhecimento e a autoaceitação.

III A intervenção em grupo requer do monitor um esforço de singularização e, ao mesmo tempo, de generalização no que diz respeito ao diagnóstico e à flexibilidade de ação.

IV As atitudes do monitor para com o grupo devem ser desprovidas de valores e ideologias para permitir a neutralidade exigida no desempenho de papel dessa natureza.

Estão certos apenas os itens

Acerca dos cuidados metodológicos no desenvolvimento de avaliações na perspectiva crítico-dialética, deve-se

I recusar os métodos quantitativos e a consideração de variáveis contextuais.

II definir o referencial teórico de conformidade com a temática do programa e tornar públicos os resultados da avaliação.

III definir o foco-objeto da avaliação, com indicação preliminar de dimensões da avaliação e de indicadores.

IV utilizar a triangulação de métodos, entendida como aplicação de diferentes procedimentos e envolvimento de diferentes sujeitos ligados ao programa avaliado.

A quantidade de itens certos é igual a

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