Questões de Serviço Social do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2008

Considere as seguintes proposições:

I. É uma categoria relacional, uma instância de passagem que permite que se realize a trajetória que vai da concepção da ação à sua operacionalização.

 II. Constitui um conjunto articulado de conhecimentos, de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional.

 III. São exigências essencialmente técnico-burocráticas que acompanham a operacionalização da ação profissional. Delas exclui-se o momento da avaliação.

Em relação ao "instrumental" no Serviço Social, está correto o que se afirma em

A lei que regulamenta o exercício profissional do assistente social e o Código de Ética da profissão são instrumentos que possibilitam uma compreensão do mundo para além da prática profissional, a partir de uma visão crítica e fundamentada. Com relação aos referidos instrumentos, áreas e limites da atuação profissional, julgue os itens a seguir.

Quando solicitados ao assistente social serviços incompatíveis com suas atribuições, cargos ou funções, este deve realizá-los, de modo a não comprometer as relações institucionais e seu emprego.

Em relação às questões de significativa repercussão na vida social e do trabalho, julgue os próximos itens.

A Lei n.º 10.741/2003 permite lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação, com vistas a garantir sua proteção.

Acerca dos avanços no âmbito das políticas e dos direitos sociais conquistados nos últimos vinte anos, julgue os itens subseqüentes.

Com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), foram definidos os princípios, as diretrizes, as competências, a gestão e o financiamento da política de assistência social, e sua implementação tem sido marcada pelo fortalecimento do princípio da universalidade das ações.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que, em 13/7/2008, completou 18 anos, expressa direitos da população infanto-juvenil, pois afirma o valor intrínseco da criança e do adolescente como ser humano. Durante esse período, diversas iniciativas foram adotadas no sentido de estimular o debate, bem como de garantir seu cumprimento. Assim, em 2006, foi realizada a Inspeção Nacional às Unidades de Internação de Adolescentes em conflito com a lei. O relatório da referida inspeção apresenta um retrato das unidades em todo o Brasil. Cada um dos itens de 73 a 77 apresenta um trecho de depoimento relativo ao estado do Ceará, registrado nesse relatório, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Uma reclamação constante é a de que o material de higiene trazido pelas famílias não está sendo entregue aos adolescentes. Nessa situação, a conduta da direção da unidade está correta tendo em vista a orientação de não se permitir a entrada de material de higiene pessoal, a não ser aquele fornecido pela própria unidade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis