Questões sobre Instrumental técnico do Serviço Social

Julgue os itens subsequentes, relacionados à política de saúde no Brasil. Nesse sentido, considere que as siglas CNS e SUS, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, ao Conselho Nacional de Saúde e ao Sistema Único de Saúde.

De acordo com a Lei n.º 8.080/1990, vigilância sanitária representa o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Acerca da dimensão investigativa no exercício da profissão de assistente social, julgue os próximos itens.

Consoante o que determina a lei que regulamenta a profissão de assistente social, a pesquisa deve ser elemento constitutivo do trabalho desse profissional, exigência considerada precondição para o exercício profissional competente e qualificado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando as estratégias, os instrumentos e as técnicas de intervenção no exercício profissional do assistente social, julgue os itens a seguir.

A documentação constitui instrumental técnico que, além de possibilitar organização e difusão de informações, permite a produção de informações e conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O uso de instrumental técnico requer interações de comunicação oral e escrita, o que pressupõe a utilização de linguagens por parte do assistente social. Caso seja necessário utilizar a modalidade escrita, deve-se empregar o padrão culto e técnico de língua.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Um empregado com 36 anos de idade, solteiro, técnico responsável pela manutenção do sistema de informática, foi encaminhado, pelo setor de recursos humanos da instituição em que trabalha, para ser atendido por um profissional de serviço social, o qual identificou tratar-se de um quadro depressivo, que levava o empregado a ausentar-se do trabalho reiteradas vezes.

A partir da situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, relativos ao processo de intervenção profissional.

Em situações como a apresentada, recomenda-se usar, na entrevista inicial, a técnica de questionamento, visto que é nesse momento que se definem a dinâmica de trabalho e a forma de coleta dos dados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A construção de condições para a diminuição deste quadro de desigualdade é uma das atribuições da Defensoria Pública. O assistente social tem como um dos instrumentos de sua ação profissional a elaboração de parecer social. O parecer social pode ser entendido como:

  • A.

    esclarecimentos com base em conhecimento de várias disciplinas que exponha as condições de sobrevivência individual, referenciada nos pressupostos e fundamentos das ciências humanas e biológicas, com finalização de caráter conclusivo ou indicativo.

  • B.

    exposição e manifestação, enfocando objetivamente a questão ou situação social analisada, e os objetivos do trabalho realizado, a análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao Serviço Social, com base em estudo rigoroso e fundamentado e uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo.

  • C.

    documento resultante do processo de perícia social que apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada e do parecer social.

  • D.

    uma introdução que indica a demanda judicial e os objetivos, a identificação dos sujeitos a metodologia para a sua construção e um relato sem construção analítica.

  • E.

    exposição e manifestação, enfocando objetivamente a questão ou situação social analisada, e os objetivos do trabalho realizado, a análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao Serviço Social, com base em estudo rigoroso e fundamentado e uma finalização sem caráter conclusivo ou indicativo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Há uma população de baixa renda que ocupa uma determinada área urbana há vários anos. Ao analisar os seus direitos, o profissional deve levar em consideração:

  • A.

    as áreas urbanas com mais de duzentos e cinquenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda utilizada apenas para o desenvolvimento de sua atividade de trabalho, para a garantia de sua so brevivência, são susceptíveis de serem usucapiadas.

  • B.

    o possuidor não pode, para o fim de contar o prazo exigido, acrescentar sua posse à de seu antecessor, mesmo utilizando-se de testemunhas oculares do tempo de moradia e também quando, na identificação de imóveis ocupados, os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

  • C.

    para a ação de usucapião especial urbana o autor não tem os benefícios da justiça e da assistência judiciária gratuita, nem perante o cartório de registro de imóveis.

  • D.

    as áreas urbanas com mais de duzentos e cinquenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapiadas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

  • E.

    aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados adquirir-lhe-á o domínio, mesmo que seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A privação da liberdade para adolescentes em conflito com a lei é aplicada somente nos casos em que o ato infracional seja grave ou de violência à pessoa ou decorra de reiteração de outras infrações graves ou de descumprimento reiterado e injustificável de medida anterior impos ta. Nesse caso, é obrigatório para as entidades
  • A.

    listar os pertences do adolescente e colher sua autorização expressa em documento para doá-los como forma de quebra de vínculo anterior do acometi mento de atos infracionais.

  • B.

    proceder o estudo social e pessoal de cada caso, reavaliado periodicamente a cada 12 meses, no mínimo, dando ciência dos resultados à autoridade competente.

  • C.

    encaminhar para programas de apoio e acompanhamento de egressos sob a responsabilidade da Se cretaria Municipal da Educação.

  • D.

    informar o adolescente de sua situação processual somente quando estiver em vias de ser desligado para não criar falsas expectativas quanto aos enca minhamentos necessários.

  • E.

    comunicar à autoridade competente todos os casos de adolescentes com doenças infectocontagiosas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Ao recompor o processo de cooperação, a reorganização do trabalho e do trabalhador coletivo na área da saúde pública, matizando aquilo que denominamos núcleos de objetivação do trabalho profissional dos assistentes sociais, foi possível perceber como se vem concretizando o trabalho coletivo na saúde e as atuais formas de parcelamento e integração de tarefas. 

                                     

A partir das informações do texto acima, relativas à inserção dos assistentes sociais no trabalho, julgue os itens a seguir.

A dinâmica do trabalho realizado a partir dos núcleos de objetivação do trabalho profissional, como parte do processo de trabalho em saúde, revela que apenas em alguns tipos de atendimento e em algumas fases do processo de acompanhamento dos usuários se identifica a participação dos profissionais de serviço social, o que pode ser explicado pelos limites ainda existentes para a inserção desse profissional no campo da saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O desenvolvimento do SUS vem requerendo a presença do assistente social no processo recente de (re)organização dos serviços, fenômeno que exige constantes análises acerca do desenvolvimento da reforma sanitária brasileira e das contradições entre as demandas do SUS e as proposições contidas no projeto ético-político do serviço social.

                                                        

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o trabalho do assistente social, julgue os próximos itens.

Reconhecer as novas exigências e as mudanças significativas no trabalho dos assistentes sociais é necessário. Esse novo trabalho consiste inclusive em colaborar na construção de estratégias de efetivação dos direitos de cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: