Questões de Serviço Social do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2007

Acerca das concepções relativas à avaliação de serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.

I Na prática institucional, a avaliação de serviços valoriza sua dimensão técnica e operacional de tal forma que, apesar de serem etapas fundamentais, obscurecem a discussão teóricometodológica sobre o assunto e levam ao empobrecimento e ao dogmatismo ao reduzir o amplo campo de produção de conhecimento à sua instância técnica.

II A avaliação de serviços de saúde é uma área já consolidada em suas várias linhas de abordagem, possui métodos e técnicas próprias e, por isso, dispensa a utilização de indicadores de avaliação oriundos de outras áreas do conhecimento.

III O paradigma positivista, outrora hegemônico nesse campo, passa a ser questionado por diversos pensadores, que apontam a subjetividade inerente a qualquer avaliação. A pretensa objetividade passa a ser percebida como limitada pelos vários recortes produzidos pelos investigadores.

IV As concepções mais atuais de avaliação incorporam ao conceito de serviços de saúde a questão dos movimentos sociais e o conceito de Estado ampliado, perspectiva em que o serviço é pensado como um campo de práticas técnicas, sociais e políticas.

V A avaliação não deve considerar se a análise crítica de um serviço corresponde aos valores culturais e às expectativas dos vários atores envolvidos e suas representações, por se tratar de uma técnica de natureza neutra.

Estão certos apenas os itens

Algumas demandas apresentadas ao Serviço Social no campo da assistência prestada em ambulatórios, hospitais e em espaços coletivos implicam ações que interferem nos determinantes sociais do processo saúde-doença. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta um conjunto de ações que, para ser realizado, requer o uso de instrumentos de pesquisa e investigação pelo assistente social.

Alguns autores têm defendido a idéia da desconstrução da categoria trabalho, prevendo o fim das possibilidades de emancipação humana que ele desencadeia. Nessa linha de raciocínio, o fim da classe trabalhadora como um dos elementos centrais do processo de sociabilidade humana ocorrerá quando

A profissionalização e o desenvolvimento do serviço social são fruto do padrão de desenvolvimento do pós-guerra. Esse padrão de desenvolvimento demarca um largo ciclo expansionista da economia internacional, sob a liderança do setor industrial. A crise desse padrão de desenvolvimento ocorre em meados da década de 70, quando a economia mundial apresenta claros sinais de estagnação, com altos índices inflacionários e com uma mudança na distribuição do poder no cenário mundial.

Tendo o texto como referência e com relação às mudanças no padrão de produção mundial a partir da década de 80 do século passado, assinale a opção incorreta.

Ao longo dos séculos XIX e XX a classe trabalhadora foi predominantemente associada aos trabalhadores manuais e das fábricas; atualmente, essa noção foi ampliada. Entre os segmentos que fazem parte da classe trabalhadora considerada em sentido amplo, incluem-se os

I que realizam trabalhos improdutivos (como os serviços, inclusive públicos), que não criam diretamente mais valia.

II pequenos empresários urbanos e rurais, proprietários de seus meios de produção.

III gestores do capital que exercem papel de controle, mando e gestão do processo de sua valorização e reprodução.

IV desempregados que se constituem no denominado exército industrial de reserva.

V contratados temporariamente tanto em indústrias quanto na área rural, durante o período da safra.

Estão certos apenas os itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis