Acerca das concepções relativas à avaliação de serviços d...
Acerca das concepções relativas à avaliação de serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.
I Na prática institucional, a avaliação de serviços valoriza sua dimensão técnica e operacional de tal forma que, apesar de serem etapas fundamentais, obscurecem a discussão teóricometodológica sobre o assunto e levam ao empobrecimento e ao dogmatismo ao reduzir o amplo campo de produção de conhecimento à sua instância técnica.
II A avaliação de serviços de saúde é uma área já consolidada em suas várias linhas de abordagem, possui métodos e técnicas próprias e, por isso, dispensa a utilização de indicadores de avaliação oriundos de outras áreas do conhecimento.
III O paradigma positivista, outrora hegemônico nesse campo, passa a ser questionado por diversos pensadores, que apontam a subjetividade inerente a qualquer avaliação. A pretensa objetividade passa a ser percebida como limitada pelos vários recortes produzidos pelos investigadores.
IV As concepções mais atuais de avaliação incorporam ao conceito de serviços de saúde a questão dos movimentos sociais e o conceito de Estado ampliado, perspectiva em que o serviço é pensado como um campo de práticas técnicas, sociais e políticas.
V A avaliação não deve considerar se a análise crítica de um serviço corresponde aos valores culturais e às expectativas dos vários atores envolvidos e suas representações, por se tratar de uma técnica de natureza neutra.
Estão certos apenas os itens
Comentários
Faça login para participar da discussão.
Cadastre-se Gratuitamente