Questões de Serviço Social do ano 2002

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2002

De acordo com o artigo 4º da Lei orgânica da Assistência Social, a assistência social rege-se pelos princípios:

a) Universalização dos direitos socais.

b) Vinculação a mecanismos contributivos .

c) Respeito à autonomia do cidadão.

d) Primazia da responsabilidade do Estado.

e) Supremacia dos atendimentos às necessidades sociais sobre exigências de rentabilidade econômica.

f) Controle de recursos pela comprovação de rendimentos.

g) Centralização político-administrativa.

h) Priorização do acesso ao atendimento das populações urbanas.

De acordo com o código de ética profissional do assistente social: "Abster-se no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade e o policiamento dos comportamentos ":

O trabalho conjunto entre profissionais de diferentes áreas do saber, com o objetivo de substituir a concepção fragmentária pela unitária do ser humano, requer reciprocidade, mutualidade, identificação de uma problemática comum, definição de uma teoria e o estabelecimento de uma plataforma de trabalho conjunto, colocando em comum os princípios e os conceitos fundamentais. Este procedimento é denominado

Já no início dos tempos, o homem refletia sobre as questões que o desafiavam, estudava as diferentes alternativas para solucioná-las e organizava sua ação de maneira lógica. Enquanto assim fazia, estava efetivando uma prática de planejamento. Da observação dessa prática, de sua análise e sistematização racional, do domínio de alguns princípios que regem os processos naturais e da incorporação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento, resultou o acervo de conhecimentos e de práticas de planejamento, tal como encontramos hoje.

Myrian Veras Baptista.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

Um plano deve conter a atribuição das responsabilidades de execução, de controle e de avaliação dos resultados.

O assistente social judiciário ou forense atua em diferentes órgãos e setores do Poder Judiciário, intervindo prioritariamente nas varas da infância e juventude e nas varas de família e sucessões dos tribunais de justiça. Para atuar eficientemente no Poder Judiciário, o profissional de serviço social deve

ter conhecimento da realidade da população atendida, dos fatores que envolvem o funcionamento do sistema judiciário e suas instituições, bem como dos elementos que formam a estrutura da sociedade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis