Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da PUC/PR

Em relação ao conceito de quase acidente encontrado na literatura sobre segurança, avalie as assertivas a seguir:

I. É outro nome dado para risco potencial.

II. Não causa dano algum, já que um quase acidente é um não acidente.

III. Esse conceito constitui um aviso para que sejam tomadas medidas eficazes a fim de evitar o acidente.

IV. Um conceito que não se deve levar em consideração, pois não colabora para a segurança.

V. Um conceito que demanda a multiplicação da probabilidade de ocorrência pelo número de funcionários de uma empresa.

Está(ão) CORRETA(S):

A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas por agentes que, a critério do empregador, conforme o disposto na NR–9 sejam capazes de desenvolvê-las:

I. Pelo SESMT.

II. Por pessoa capaz.

III. Por equipe de pessoas capazes.

Está(ão) CORRETA(S):

A NR–9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – estabelece parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, tais como a possibilidade de esses programas serem ampliados mediante negociação coletiva de trabalho. Conforme a norma NR–9 consideram-se riscos ambientais:

A norma regulamentadora NR-7, do Ministério do Trabalho e Emprego, descreve o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), do qual faz parte o enfermeiro, que deve seguir rigorosamente sua execução. Compete ao enfermeiro do trabalho:

Em relação às intervenções do enfermeiro do trabalho após acidente com fluidos biológicos, sofrido por um trabalhador da saúde, analise as proposições a seguir:

I. Orientar e encaminhar o trabalhador para atendimento em instituição de saúde para a realização de exames laboratoriais a fim de avaliar o potencial de transmissão de vírus da imunodeficiência humana (HIV), vírus da hepatite B (HBV) e vírus da hepatite C (HCV) o determinante antigênico, encontrado na superfície do HBV (HBsAg), bem como receber recomendações específicas para imunização e medidas de quimioprofilaxia, quando indicada.

II. Quando o paciente fonte for conhecido, torna-se necessário orientar o profissional acidentado sobre a importância da realização dos exames de Determinante Antigênico encontrado na Superfície do HBV (HBsAg), anticorpo contra o antígeno do core do vírus da hepatite B (Anti- HBc), anticorpo contra vírus da hepatite C (Anti- HCV) e anticorpo contra o vírus da imunodeficiência humana (Anti-HIV).

III. Supervisionar a administração de antirretrovirais quando indicada, pois deverá ser iniciada rapidamente, se possível duas horas após o acidente. No entanto, também se admite iniciá-la entre 24 a 48 horas após a exposição, dado o prazo máximo de até 72 horas após a exposição. A duração da Profilaxia Pós-Exposição (PPE) deve ser de 28 dias. O trabalhador deve ser orientado para evitar: gravidez, doação de sangue, plasma, órgãos, tecidos e sêmen. O aleitamento materno deve ser interrompido. Essa prevenção da transmissão secundária também se aplica ao vírus HBV e HCV.

IV. Orientar o retorno e acompanhamento no período de 30, 90 e 180 dias após a exposição, para o monitoramento biológico. Supervisionar o acompanhamento da abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e o registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação Compulsória (SINAN). Supervisionar e monitorar o trabalhador para a adesão ao protocolo de monitoramento e orientar medidas de proteção e prevenção como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis