Em relação às intervenções do enfermeiro do trabalho após...

Em relação às intervenções do enfermeiro do trabalho após acidente com fluidos biológicos, sofrido por um trabalhador da saúde, analise as proposições a seguir:

I. Orientar e encaminhar o trabalhador para atendimento em instituição de saúde para a realização de exames laboratoriais a fim de avaliar o potencial de transmissão de vírus da imunodeficiência humana (HIV), vírus da hepatite B (HBV) e vírus da hepatite C (HCV) o determinante antigênico, encontrado na superfície do HBV (HBsAg), bem como receber recomendações específicas para imunização e medidas de quimioprofilaxia, quando indicada.

II. Quando o paciente fonte for conhecido, torna-se necessário orientar o profissional acidentado sobre a importância da realização dos exames de Determinante Antigênico encontrado na Superfície do HBV (HBsAg), anticorpo contra o antígeno do core do vírus da hepatite B (Anti- HBc), anticorpo contra vírus da hepatite C (Anti- HCV) e anticorpo contra o vírus da imunodeficiência humana (Anti-HIV).

III. Supervisionar a administração de antirretrovirais quando indicada, pois deverá ser iniciada rapidamente, se possível duas horas após o acidente. No entanto, também se admite iniciá-la entre 24 a 48 horas após a exposição, dado o prazo máximo de até 72 horas após a exposição. A duração da Profilaxia Pós-Exposição (PPE) deve ser de 28 dias. O trabalhador deve ser orientado para evitar: gravidez, doação de sangue, plasma, órgãos, tecidos e sêmen. O aleitamento materno deve ser interrompido. Essa prevenção da transmissão secundária também se aplica ao vírus HBV e HCV.

IV. Orientar o retorno e acompanhamento no período de 30, 90 e 180 dias após a exposição, para o monitoramento biológico. Supervisionar o acompanhamento da abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e o registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação Compulsória (SINAN). Supervisionar e monitorar o trabalhador para a adesão ao protocolo de monitoramento e orientar medidas de proteção e prevenção como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis