Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da CESPE / CEBRASPE

Uma embarcação comercial de bandeira nacional, com 50 trabalhadores, está realizando o transporte de carga a granel entre dois portos brasileiros da região Norte. A embarcação constituiu o Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo dos Navios Mercantes (GSSTB) para cumprir o disposto na NR-30 — Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário. Um trabalhador se acidentou na embarcação, sofrendo queimaduras de 3.º grau nas mãos, devido a um choque elétrico. No próximo porto, os trabalhadores irão realizar os exames periódicos do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

A respeito dessa situação hipotética e do assunto abordado, julgue os itens seguintes.

A embarcação deve estar provida de um sistema de calefação adequado para o alojamento da tripulação.

Uma embarcação comercial de bandeira nacional, com 50 trabalhadores, está realizando o transporte de carga a granel entre dois portos brasileiros da região Norte. A embarcação constituiu o Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo dos Navios Mercantes (GSSTB) para cumprir o disposto na NR-30 — Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário. Um trabalhador se acidentou na embarcação, sofrendo queimaduras de 3.º grau nas mãos, devido a um choque elétrico. No próximo porto, os trabalhadores irão realizar os exames periódicos do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

A respeito dessa situação hipotética e do assunto abordado, julgue os itens seguintes.

O GSSTB deve zelar pela emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) e pela escrituração do termo de ocorrência no diário de bordo.

Uma embarcação comercial de bandeira nacional, com 50 trabalhadores, está realizando o transporte de carga a granel entre dois portos brasileiros da região Norte. A embarcação constituiu o Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo dos Navios Mercantes (GSSTB) para cumprir o disposto na NR-30 — Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário. Um trabalhador se acidentou na embarcação, sofrendo queimaduras de 3.º grau nas mãos, devido a um choque elétrico. No próximo porto, os trabalhadores irão realizar os exames periódicos do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

A respeito dessa situação hipotética e do assunto abordado, julgue os itens seguintes.

O GSSTB deve funcionar sob orientação do SESMT.

Um incêndio iniciado a bordo de uma embarcação propagou-se para os equipamentos e cargas dispostos no cais, próximo ao local da atracação e, por fim, atingiu um depósito de cargas no porto. O incêndio já atingiu grandes proporções na embarcação. O cais do porto dispõe de extintores portáteis e hidrantes para o combate ao fogo. O depósito dispõe de extintores portáteis, hidrantes e chuveiros automáticos (sprinkler) em perfeito estado de funcionamento, para o combate ao fogo. O sistema de sprinkler funciona no sistema dilúvio.

No tocante a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Segundo a NR-29, as empresas do porto estão desobrigadas a manter uma brigada de incêndio.

Está sendo realizada uma operação de desembarque de carga de um navio atracado em um porto que mantém atualmente 600 trabalhadores em serviço. O Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) dimensionou seu Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalho Portuário (SESSTP) de acordo com a NR-29 — Segurança e Saúde no Trabalho Portuário — e contratou os seguintes profissionais: 1 engenheiro de segurança, 2 técnicos de segurança, 1 médico do trabalho e 1 auxiliar de enfermagem do trabalho. O OGMO mantém uma Comissão de Prevenção de Acidentes Portuários (CPATP), dimensionada, também, de acordo com a NR-29.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na movimentação de cargas, o sinaleiro deve destacar-se das demais pessoas na área de operação por meio do uso de colete de cor diferenciada.

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