Questões sobre NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho

Um profissional (chamado "01") possui formação técnica de eletrotécnico e de técnico de segurança e foi contratado como técnico em eletrotécnica. Em um determinado momento, a empresa precisou substituir um dos técnicos de segurança do trabalho do SESMT(chamado “02”). Nessa ocasião, indicou o técnico “01” - que possui formação de técnico de segurança - para substituir o técnico de segurança do trabalho “02”. Em conformidade com a NR 4 (Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho), a seguinte informação deve ser fornecida à empresa:

Conforme determina a NR 4, o dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento. Uma exceção às normas gerais estabelece que:

Na Engenharia de Segurança do Trabalho, diversos autores se destacaram e desenvolveram importantes estudos buscando uma melhor compreensão dos problemas relativos à segurança, propondo metodologias para mudança no estilo de abordagem e trabalhando na obtenção de melhores resultados, a figura abaixo é parte integrante dos estudos de:

De acordo com a NR–4 – serviços especializados em engenharia de segurança do trabalho e em medicina do trabalho –, engenheiro de segurança, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, quantas horas, por dia para as atividades dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, conforme a legislação pertinente em vigor?

Considere as atribuições:

I. Estudar as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo da segurança, higiene e melhoria do trabalho.

II. Elaborar e executar planos e programas de proteção à saúde dos empregados, participando de grupos que realizam inquéritos sanitários, estudar as causas de absenteísmo, fazer levantamentos de doenças profissionais e lesões traumáticas, proceder a estudos epidemiológicos, coletar dados estatísticos de morbidade e mortalidade de trabalhadores, investigando possíveis relações com as atividades funcionais, para obter a continuidade operacional e aumento da produtividade.

III. Executar e avaliar programas de prevenções de acidentes e de doenças profissionais ou não-profissionais, fazendo análise da fadiga, dos fatores de insalubridade, dos riscos e das condições de trabalho do menor e da mulher, para propiciar a preservação de integridade física e mental do trabalhador.

IV. Prestar primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o posterior atendimento médico adequado, para atenuar consequências e proporcionar apoio e conforto ao paciente.

Segundo a atuação em serviço nas organizações e alinhado ao Cadastro Brasileiro de Ocupações − CBO, estas atribuições são do

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis