Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2018

A respeito de equipamento de proteção individual (EPI), julgue os itens que se seguem. A balaclava é EPI para proteção do crânio e pescoço contra riscos de origem térmica.

O técnico de segurança do trabalho de um hospital fazia uma inspeção relacionada aos procedimentos de segurança e higiene ocupacional no ambiente de coleta e distribuição de resíduos hospitalares e, em determinado momento, ele percebeu que um empregado que manuseava sacolas de lixo sem usar luvas recomendadas pela equipe de segurança acabara de sofrer, em uma das mãos, uma perfuração por agulha suja de sangue. Em outro momento, esse técnico encontrou seringas e agulhas sujas de sangue acondicionadas inadequadamente, com riscos de perfuração para os trabalhadores da limpeza.

Com referência a essa situação hipotética e a aspectos a ela correlacionados, julgue os itens seguintes.

Se o trabalhador acidentado tiver recebido o equipamento de proteção individual (EPI) adequado à atividade e, deliberadamente, tiver se recursado a usá-lo, a empresa não será responsabilizada, já que, legalmente, ela não é obrigada a exigir o uso do referido equipamento.

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) deve ser utilizado pelo trabalhador para proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

NÃO está previsto na NR-6 que

Segundo a NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual:

I. Cabe ao empregador fornecer o EPI adequado ao risco e registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

II. O fornecimento de protetor auricular por si só neutraliza a insalubridade por ruído.

III. No caso de pintura a pistola, é recomendado o uso de máscara com filtro combinado (mecânico + químico).

IV. Cabe ao empregado zelar pela guarda e conservação do EPI.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Quando um doente ou portador fala, tosse ou espirra, dispersa agentes etiológicos de transmissão aérea. Dessa forma, qualquer trabalhador de saúde se expõe a agentes biológicos quando em contato com o doente ou portador, ou ao adentrar em ambientes contaminados.

Sendo a via respiratória uma das principais vias de transmissão dos patógenos, a aprovação mínima que o equipamento de proteção respiratória (EPR) deve possuir em um ambiente hospitalar para proteger o Trabalhador de Saúde dos aerossóis contendo agentes etiológicos é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis