Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2018

Em uma refinaria de petróleo, durante os trabalhos de parada para a manutenção dos tanques, o TST realizou mensurações dos níveis de ruído ambiental em distintas áreas de operações para 5 trabalhadores. É convencionado que, para uma jornada de trabalho de 8 horas, o LT ao ruído ocupacional é de 85 dB(A), e a cada acréscimo de 5 dB(A) de exposição, cai à metade o tempo de exposição. A tabela abaixo relaciona cada trabalhador com os respectivos tempos de exposição e os níveis de ruído médios mensurados.

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional NHO-01 da FUNDACENTRO e o Anexo I da NR-15, a dupla de trabalhadores exposta a níveis de ruído acima dos limites de tolerância permitidos é:

Foi avaliado o nível equivalente de ruído para Operador de Serra Circular, regis-trando 101 dB(A). Analise as seguintes afirmativas:

I. Se fornecer protetor auricular com NRRsf de 23 dB(A), a insalubridade estará neutralizada.

II. Se fornecer protetor auricular com NRRsf de 15 dB(A), a insalubridade não estará neutralizada.

III. Se reduzir o tempo de exposição para 4 horas. a insalubridade estará neutralizada;

IV. Se instalar barreira protetiva com capacidade de refletir 25 dB(A), a insalubridade estará neutralizada independente do uso ou não de protetor auricular.

Está CORRETO o que se afirma em:

Um trabalhador, com jornada de trabalho de 8 horas, fica exposto durante 2 horas a nível de ruído de 90 dB(A), 1 hora a nível de ruído de 98 dB(A) e 2 horas a nível de ruído de 85 dB(A) e o restante da jornada de trabalho a 70 dB(A). Sendo o limite de tolerância para 98 dB(A) de 1 hora e 15 minutos, 90 dB(A) de 4 horas, e 85 dB(A) 8 horas, pode-se afirmar que o Efeito Combinado é igual a

Conforme resultado de avaliação, o maqueiro que trabalha na emergência do hospital regional esteve exposto a ruído de ocupacional durante toda a sua jornada laboral. Como a jornada laboral do maqueiro é diferente da jornada padrão (08h:00min), foi calculado o nível de exposição normalizado (NEN) para fins de comparação com o limite de exposição, obtendo-se um NEN de 98,00 dB(A). Já no seu primeiro dia de trabalho, o Maqueiro foi devidamente treinado e orientado pelo Técnico de Segurança do Trabalho (TST) para o correto uso do protetor auricular. O TST registrou o fornecimento do protetor, como também exigiu o seu uso durante toda a jornada laboral do maqueiro, atendendo as exigências da Norma Regulamentadora N.º 6. Consultado o sítio eletrônico do Ministério do Trabalho, foi observado que o certificado de aprovação (CA) do protetor auricular está válido e possui a seguinte tabela de atenuação:

Dessa forma, utilizando o prescrito pela Norma ANSI S12.6/1997 – método B, o NEN atenuado do Maqueiro será de

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), a velocidade do ar no ambiente laboral pode interferir no desempenho do medidor de nível de pressão sonora durante a avaliação de ruído.

Para essas situações, a NHO 01 recomenda

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis