Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2012

O acionamento e o desligamento simultâneo, por um único comando, de um conjunto de máquinas ou máquina de grande dimensão, devem ser precedidos de:

O uso de motosserra pelo trabalhador está condicionado ao atendimento de determinações de segurança dispostas na NR 12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos). Tomando como base esta norma avalie as afirmativas a seguir: 

I - Todos os catálogos e manuais de motosserras (importadas e nacionais) devem possuir informações sobre os níveis de ruído, vibração e a quantidade de calor liberada para o meio que possa afetar os trabalhadores direta ou indiretamente envolvidos nos serviços.

II - Todos os catálogos e manuais de motosserras (importadas e nacionais) devem possuir advertência sobre o seu uso inadequado.

III - Os empregadores devem elaborar treinamento de segurança na operação e manutenção destes equipamentos e aplicá-los aos operadores destes equipamentos.

IV - Os empregadores devem promover, a todos os operadores de motosserra e similares, treinamento para utilização segura da máquina, com carga horária mínima de 16 horas e conforme conteúdo programático relativo à utilização constante do manual de instruções e as determinações da NR 12.

V - Os empregadores devem promover, para todos os operadores de motosserra e similares, treinamento para o uso seguro da máquina, com carga horária mínima de 8 horas e conforme conteúdo programático relativo à utilização constante do manual de instruções.

Estão corretas as afirmativas:

De acordo com a NR–12 – segurança no trabalho em máquinas e equipamentos -, os postos de trabalho das máquinas e equipamentos devem:

I. Ser projetados para permitir a alternância de postura e a movimentação adequada dos segmentos corporais, garantindo espaço suficiente para operação dos controles nele instalados.

II. Ter suas superfícies com cantos vivos.

III. Permitir o apoio integral das plantas dos pés no piso.

IV. Ter suas dimensões de modo a atender às características antropométricas e biomecânicas do operador, com respeito aos alcances dos segmentos corporais e da visão.

V. Atender a NR–25 - Ergonomia.

 Está(ão) CORRETA(S):

De acordo com a NR–12 –, segurança no trabalho em máquinas e equipamentos –, os condutores de alimentação elétrica das máquinas e equipamentos devem atender aos seguintes requisitos mínimos de segurança:

I. Oferecer resistência mecânica compatível com a sua utilização.

II. Possuir proteção contra a possibilidade de rompimento mecânico, de contatos abrasivos e de contato com lubrificantes, combustíveis e calor.

III. Facilitar e impedir o trânsito de pessoas e materiais ou a operação das máquinas.

IV. Ser constituído de materiais que não propaguem o fogo, ou seja, autoextinguíveis, e que não emitam substâncias tóxicas em caso de aquecimento.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis