Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2005

      Dentro do PPRA de uma empresa, avaliou-se o conforto térmico dos postos de trabalho de um setor. O índice de bulbo úmido e temperatura de globo (IBUTG) obtido foi de 29 °C no posto 1, de 30 °C no posto 2 e de 33 °C no posto 3. O trabalho realizado nesse setor é do tipo leve, com taxa de metabolismo máxima de 175 kcal/h.

Com relação à situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.

Os trabalhadores dos postos 2 e 3 fazem jus ao adicional de insalubridade por exposição à temperatura insalubre.

       O setor de manutenção de uma empresa dispõe, como equipamentos fixos, de uma furadeira de bancada, de uma máquina de solda elétrica e de um compressor. A operação simultânea desses equipamentos gera níveis de ruído muito elevados. Ainda não foram constatados casos de perdas auditivas induzidas pelo ruído (PAIR) nos trabalhadores do setor. Entretanto, foi realizada, dentro do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da empresa, uma avaliação da exposição desses trabalhadores ao ruído utilizando-se um medidor integrador de uso pessoal. Os níveis de exposição normalizados (NEN) medidos nos postos de trabalho foram os seguintes:

- 82,0 dB(A) apenas com a furadeira ligada;

- 83,0 dB(A) apenas com a máquina de solda e a furadeira ligadas;

- 85,0 dB(A) apenas com o compressor ligado;

- 86,0 dB(A) apenas com a máquina de solda e o compressor ligados;

- 89,0 dB(A) apenas com a furadeira e o compressor ligados;

- 90,0 dB(A) com todas as máquinas ligadas.

Com relação à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) só aceita laudos de insalubridade se as medições de ruído forem realizadas com medidores integradores de uso pessoal.

Nas atividades que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do trabalho, devem ser adotadas medidas especiais de proteção. No que se refere a essas medidas, assinale a opção correta.

        Dentro do PPRA de uma empresa foi realizada uma avaliação do conforto térmico dos postos de trabalho de um setor, utilizando-se uma árvore de termômetros. O índice de bulbo úmido e temperatura de globo (IBUTG) obtido foi de 24,5 ºC no posto 1 e de 30,5 ºC no posto 2. O trabalho realizado nesse setor é do tipo pesado, com uma taxa de metabolismo média ponderada de 500 kcal/h.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O PCMSO da empresa não precisa prever, obrigatoriamente, a realização de exames médicos complementares para os funcionários que realizam serviços nos postos 1 e 2, expostos ao risco de temperaturas extremas — calor.

Acerca de ergonomia, julgue os itens subseqüentes.

Nas atividades que exijam sobrecarga muscular, quando do retorno ao trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 10 dias, a exigência de produção deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produção vigentes na época anterior ao afastamento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis