Questões de Saúde Pública da IBAM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública da IBAM

Os indicadores de saúde ajudam a compreender o impacto das doenças na população e a orientar políticas de saúde pública. Assinale a alternativa correta.

A legislação que embasa o SUS prevê o compartilhamento de decisões de planejamento e financiamento em instâncias como a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Bipartite (CI. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I. A criação de consórcios interfederativos facilita o compartilhamento de custos e responsabilidades entre os entes federativos, promovendo maior eficiência no atendimento regionalizado.
II. Os consórcios interfederativos substituem a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Bipartite (CI no planejamento e gestão de recursos do SUS.
III. A interoperabilidade de sistemas informatizados e a transparência na publicação de indicadores de desempenho fortalecem a regionalização e a equidade no SUS.

Está correto o que se afirma em:

O NASF-AB agrega ao Programa Saúde da Família profissionais como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, oferecendo suporte matricial às equipes básicas. Acerca do tema, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) O NASF-AB assume a responsabilidade exclusiva pelo acompanhamento de casos complexos, liberando a equipe mínima de médicos e enfermeiros dessa função.
(__) A atuação do NASF-AB limita-se a fornecer encaminhamentos aos serviços especializados, sem participação direta no planejamento ou manejo de casos no território.
(__) Os protocolos de intervenção do NASF-AB são padronizados nacionalmente e não permitem adaptações às particularidades locais ou necessidades da equipe básica.
(__) O suporte matricial do NASF-AB fortalece a resolução de problemas no território, promovendo maior vínculo e adesão às terapias pelos pacientes.

A sequência está correta em: 

Sobre as fases da evolução de uma doença, assinale a alternativa correta. 

O texto seguinte servirá de base para responder às a questão.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do sistema de saúde e é organizada a partir de seus atributos, que podem ser coincidentes com os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde.

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/saiba-mais-sobre-a-aps
De acordo com atualização da Política Nacional de Atenção Básica, PNAB, ficou definida como atribuições de Agentes Comunitários de Saúde (ACS): 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis