Questões de Saúde Pública da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública da FUNDATEC

Analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) De acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, é direito da pessoa ter atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento. Para isso, deve ser assegurado: o registro atualizado e legível do prontuário das informações, entre elas, a quantidade de sangue recebida e dados que garantam a qualidade do sangue, como origem, sorologias efetuadas e prazo de validade. ( ) De acordo com a Lei nº 8.080/1990, é competência exclusiva da União gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros. ( ) De acordo com a Lei nº 13.146/2015, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será psicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: I- os desempenhos nas funções do corpo; II- a capacidade plena de trabalho da pessoa com deficiência; III- a interação da deficiência com as exigências do mercado de trabalho para o exercício da função; IV- o direito de quinhoar igualmente aos desiguais, conforme o princípio da equidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 956501 - Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Enfermagem

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde, analise as seguintes assertivas:

  I. A doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não podendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização.  II. Os candidatos à doação de sangue que exerçam ocupações que ofereçam riscos para si ou para outrem, como a condução de veículos de grande porte e a operação de maquinário de alto risco, somente serão selecionados caso possam interromper tais atividades pelo período mínimo de doze horas após a doação. III. A frequência máxima admitida para doação de sangue é de seis doações anuais para os homens e quatro para as mulheres, cumprindo intervalo mínimo entre as doações de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. IV. Para a doação de sangue, a menstruação constitui contraindicação e a gestação é motivo de inaptidão temporária até 12 semanas após o parto ou abortamento, não sendo aceitas como doadoras as mulheres em período de lactação, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de seis meses.

Quais estão corretas?

Analise as assertivas abaixo sobre a linha do tempo da Atenção Básica no Brasil.

I. Em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil e foi o principal mecanismo utilizado para contribuir com a expansão da cobertura da Atenção Primária à Saúde, uma das portas de entrada para o Sistema Único de Saúde. II. Em 2006, o governo federal publicou a primeira Política Nacional de Atenção Básica – PNAB – consolidando o entendimento de que esse nível de atenção deve ser uma das portas de entrada para o SUS e, também, o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. III. As últimas mudanças estabelecidas para a Política Nacional de Atenção Básica – PNAB – em 2020 tiveram como premissa ampliar a oferta em saúde e melhorar a integralidade do atendimento; modificando o financiamento, reconhecendo novos modelos de atenção e retirando os Agentes Comunitários de Saúde das equipes de atenção básica.

Quais estão corretas?

As medidas de frequências de doenças têm por objetivo mensurar a ocorrência de doenças na população e são de suma importância para o planejamento da atenção em saúde. Sobre as principais medidas em saúde, analise as assertivas abaixo: 

I. Índice é um termo genérico apropriado para referir-se a todos os descritores da vida e da saúde; inclui todos os termos numéricos existentes e incidentes que trazem a noção de grandeza. Um exemplo é o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. II. Taxas são medidas de risco aplicadas para cálculos de estimativas e projeções de incidências e prevalências em populações de interesse. Um exemplo é a taxa de mortalidade infantil. III. Indicadores são os índices críticos capazes de orientar a tomada de decisão em prol das evidências ou providências. Há, como exemplo, os indicadores de cobertura vacinal.

Quais estão corretas?

Trata-se de um estudo para a abordagem de associações etiológicas com doenças de baixa incidência. Esse estudo inicia-se pelos doentes identificados e estabelece sujeitos comparáveis aos casos, porém reconhecidamente não doentes e, retrospectivamente, procura conhecer os níveis de exposição ao suposto fator de risco. Como exemplo, tem-se o surgimento de câncer após exposição radioativa. Assinale a alternativa que define corretamente esse estudo. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis