Questões de Saúde Pública do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública do ano 2025

Com base na Política Nacional de Vigilância em Saúde e seus princípios, analisar os itens abaixo.

I. Integralidade: articulação das ações de vigilância em saúde com as demais ações e serviços desenvolvidos e ofertados no SUS para garantir a integralidade da atenção à saúde da população.
II. Equidade: identificação de condicionantes e determinantes de saúde no território, atuando de forma compartilhada com outros setores envolvidos.
III. Universalidade: acesso universal e contínuo a ações e serviços de vigilância em saúde, integrados à rede de atenção à saúde, promovendo a corresponsabilização pela atenção às necessidades de saúde dos usuários e da coletividade.

Está CORRETO o que se afirma: 

Com base nas definições da Política Nacional de Vigilância em Saúde, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Ações laboratoriais. (2) Análise de situação de saúde. (3) Integralidade da atenção.

( ) Propiciam o conhecimento e a investigação diagnóstica de doenças e agravos e a verificação da qualidade de produtos de interesse de saúde pública e do padrão de conformidade de amostras ambientais, mediante estudo, pesquisa e análises de ensaios relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e do processo produtivo.

( ) Ações de monitoramento contínuo da situação de saúde da população do País, Estado, Região, Município ou áreas de abrangência de equipes de atenção à saúde, por estudos e análises que identifiquem e expliquem problemas de saúde e o comportamento dos principais indicadores de saúde, contribuindo para um planejamento de saúde abrangente.

( ) Um conjunto articulado de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. Deve compreender o acesso a ações, serviços e produtos seguros e eficazes, indispensáveis para as necessidades de saúde da população, objetivando promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define zoonoses como doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. Considerandose a classificação das zoonoses segundo os ciclos de manutenção do agente etiológico, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Metazoonoses: o agente necessita passar por hospedeiro invertebrado para que o seu ciclo se complete.

(2) Zoonoses diretas: o agente pode persistir com passagens sucessivas por uma única espécie de animal vertebrado.

(3) Ciclozoonoses: o agente necessita obrigatoriamente passar por duas espécies distintas de animais vertebrados para que o seu ciclo se complete.

( ) Cisticercose. ( ) Raiva. ( ) Febre Maculosa. 

Uma equipe multiprofissional de um Consórcio Público Interfederativo de Saúde está planejando ações de cuidado em saúde mental para sua região de abrangência. Considerando o contexto histórico e os marcos legais da Política Nacional de Saúde Mental no Brasil, analise as afirmativas apresentadas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A Lei nº 10.216/2001 estabelece a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, priorizando serviços comunitários e territoriais em detrimento das internações prolongadas em instituições asilares.

(__)O movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira foi influenciado pela Reforma Psiquiátrica Italiana, idealizada por Franco Basaglia, que propunha a desconstrução do modelo manicomial e a criação de dispositivos assistenciais alternativos.

(__)A estratégia de Redução de Danos, reconhecida como política oficial do Ministério da Saúde, visa minimizar os riscos e danos associados ao consumo de álcool e outras drogas, sem impor a abstinência como única alternativa terapêutica.

(__)A Portaria nº 3.088/2011 instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para a assistência a pessoas com transtornos mentais e necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação de agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de doença. A administração de imunobiológicos confere imunização ativa ou passiva ao indivíduo. Para que este processo se dê em sua plenitude e com segurança, as atividades de imunização devem ser cercadas de cuidados, adotando-se procedimentos adequados antes, durante e após a administração dos imunobiológicos. As vacinas permitem a prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos.
Em relação a este tema, analise as assertivas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza tem com propósito reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza.

(__)A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Guillain Barré, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose.

(__)Na gestante, a vacina dupla adulto (dT) é administrada visando prevenir o tétano neonatal pela transferência passiva transplacentária de anticorpos da mãe para o feto. Pode ser administrada a partir da comprovação da gravidez, em qualquer período gestacional. Deve-se verificar o período da gestação e a indicação da vacina dTpa, considerando que toda gestante deve receber pelo menos uma dose de dTpa durante a gestação e a cada gestação, após a 20ª (vigésima) semana.

(__)A vacina dT disponibilizada no SUS é segura, com raros eventos adversos graves associados. As manifestações mais frequentes ocorrem no local da aplicação, geralmente, nas primeiras 72h, com resolução espontânea e desprovidos de complicações maiores ou sequelas, não constituindo contraindicações para a administração de doses subsequentes (novas doses) da vacina. Doses de reforço de dT associam-se com febre em 30% dos casos, sendo raramente observadas temperaturas superiores a 39°C. Em geral, 20% das pessoas podem apresentar dor e aumento da sensibilidade no local da vacina e, em 60% deles, pode ocorrer edema e eritrema (vermelhidão da pele).

(__)A vacina penta (DTP/HB/Hib) - vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B (conjugada), é uma composição combinada que previne contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B, doenças graves e que muitas vezes podem ser fatais. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, oferta a vacina penta na rotina do Calendário Nacional de Vacinação, em substituição à vacina tetravalente. A vacina penta, disponibilizada no SUS, é importada, adquirida pelo Brasil via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, uma vez que não existe laboratório produtor no país para este imunobiológico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis