Questões sobre Comunicação Organizacional nas Relações Públicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Comunicação Organizacional nas Relações Públicas

Para melhor desempenhar suas funções estratégicas dentro das organizações, o profissional de relações públicas utiliza diversas técnicas e tipos de comunicação, dando ênfase a mensagens verbais e(ou) escritas. Com relação a essas técnicas e tipos de comunicação, julgue o item a seguir.  


Para evitar ou antecipar problemas ligados a mudanças no ambiente organizacional, interno ou externo, é necessário que o profissional elabore planos alternativos.

Acerca da comunicação no âmbito das organizações, julgue o item.


A responsabilidade social corporativa é uma iniciativa do marketing de uma organização, que desenvolve ações para a promoção da imagem, ancorada em discursos que façam o público perceber uma preocupação da marca com o social e o meio ambiente. 

#Questão 1069372 - Relações Públicas, Comunicação Organizacional nas Relações Públicas, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas

Para comunicar, é preciso analisar cada contexto, qual momento a empresa está vivendo, como os grupos reagem, pensam, desenvolvem ações, de que forma o indivíduo entende, percebe e sente. Somente com o detalhamento de contexto – ambientes interno e externo formando processos comunicativos – é que se pode alcançar eficácia na comunicação, pois esta ação fornece a segurança para a sua realização. MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
Considerando a afirmação de Marchiori, na formação da cultura organizacional, a comunicação no ambiente interno auxilia no alcance do seguinte objetivo:

#Questão 1069369 - Relações Públicas, Comunicação Organizacional nas Relações Públicas, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas

CONHEÇA A OUVIDORIA DA UERJ QUEM SOMOS Imagem associada para resolução da questão A partir dos anos 90, as universidades brasileiras criaram e desenvolveram ouvidorias como instrumento de comunicação entre a comunidade e a instituição. A UERJ foi a primeira universidade pública do Rio de Janeiro a criar sua Ouvidoria, com objetivo precípuo de oportunizar a participação dos cidadãos na vida da Universidade.
ouvidoria.uerj.br
“Quem ama reclama”, ditado popular bastante conhecido, é uma expressão que sintetiza, de certa forma, uma das questões mais relevantes em ouvidoria, entendida como lugar de comunicação: quem procura a ouvidoria não quer romper o vínculo; antes, deseja tratá-lo e fazê-lo perdurar. Por sua vez, a ouvidoria precisa entender que, aquém e além de todas as facetas de sua atuação, é a função vinculadora da comunicação que atua para restabelecer relacionamentos adoecidos, proporcionando manutenção ininterrupta aos vínculos entre cliente e empresa, entre consumidor e fornecedor, entre cidadão e instituição pública.
Adaptado de IASBECK, L. C. A. Ouvidoria é comunicação. Organicom, São Paulo, v. 7, n. 12, 2010.

Ao instituir o serviço de ouvidoria para lidar com seus públicos de relacionamento, a UERJ demonstra a força que, na base, a instituição confere ao diálogo nas esferas de:

#Questão 1069377 - Relações Públicas, Comunicação Organizacional nas Relações Públicas, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas

Pensar a ética da organização é buscar o que pode ser legitimado por uma coletividade, considerando os diferentes pontos de vista e seus respectivos poderes de influência. Também é preciso levar em conta o real interesse da organização empreender ações que permitam tratar do tema de maneira verdadeira, transformadora. Tudo porque a organização terá que investir, remodelar seu pensamento, se desfazer de preconceitos históricos, fazer concessões e, ao mesmo tempo, preparar-se para construir argumentos sólidos em defesa do que pode ser essencial, junto aos seus funcionários.

Adaptado de BENEVIDES, R. Ética nas relações com funcionários. In: ESTRELLA, C.; BENEVIDES, R.; FREITAS, R. (Orgs.). Por dentro da comunicação interna. Curitiba: Champagnat, 2009.


A partir da afirmação de Benevides, na elaboração técnica do Código de Ética da Organização, uma fonte estruturada de diagnóstico é a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis