Listagem de Questões sobre Geral
No balanço de pagamentos brasileiro, as rendas auferidas com a realização de investimentos e com a remuneração de empréstimos e aplicações financeiras no exterior são registradas:
com sinal positivo na rubrica Serviços da conta de transações correntes.
com sinal negativo na rubrica de operações de longo prazo da conta de capitais.
com sinal positivo na rubrica transferências unilaterais da conta de transacões correntes.
com sinal positivo na rubrica de operações de curto prazo da conta de capitais.
com sinal negativo na rubrica de operações de curto prazo da conta de capitais.
O registro da venda de uma mercadoria ao exterior é registrada no balanço de pagamentos:
com o valor FOB (free on board) como crédito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e o mesmo valor como débito na rubrica Longo Prazo da conta de capitais.
com o valor FOB (free on board) como débito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e como crédito na rubrica Longo Prazo conta de capitais.
com o valor CIF (cost, insurance and freight) como crédito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e o valor FOB (free on board) como débito na rubrica Curto Prazo conta de capitais.
com o valor CIF (cost, insurance and freight) como débito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e o mesmo valor como crédito na rubrica Longo Prazo da conta de capitais.
com valor FOB (free on board) como crédito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e como débito na rubrica Curto Prazo da conta de capitais.
O Mercado Comum do Sul e a Comunidade Andina (CAN) estão negociando a formação de uma área de livre comércio entre ambos blocos subregionais. Se comparada ao Mercosul, é correto afirmar sobre a Comunidade Andina que:
possui objetivos diferentes, alcançou nível de integração comercial mais profundo e seu arcabouço institucional é mais avançado.
possui objetivos diferentes, alcançou nível de integração comercial menos profundo e seu arcabouço institucional é menos avançado.
seus objetivos, o nível de integração comercial alcançado e seu arcabouço institucional são semelhantes.
possui objetivos semelhantes, alcançou o mesmo nível de integração econômica e possui arcabouço institucional mais avançado.
possui objetivos semelhantes, alcançou nível de integração econômica mais profundo e possui arcabouço institucional mais avançado.
A partir de dezembro de 1994, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) instituiu uma área de livre comércio e uma união aduaneira que ainda carecem de aperfeiçoamento. São medidas necessárias para tal fim:
eliminar barreiras não-tarifárias ainda existentes, promover a liberalização dos fluxos de capital e de serviços e coordenar políticas macroeconômicas.
aplicar integralmente o Programa de Liberalização Comercial, estabelecer regras de origem e incorporar produtos mantidos em listas de exceções à Tarifa Externa Comum.
aperfeiçoar o sistema de salvaguardas intra- Mercosul, implementar um regime de compras governamentais e introduzir mecanismo de salvaguardas comerciais.
liberalizar o comércio de serviços, coordenar políticas macroeconômicas e estabelecer a livre circulação de capital e mão-de-obra.
eliminar barreiras não-tarifárias ainda existentes, promover a liberalização do comércio de serviços e a incorporar à tarifa externa comum produtos mantidos à margem da mesma.
A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi estabelecida em 1980, sucedendo à Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC). Ao longo de pouco mais de duas décadas de funcionamento, a ALADI logrou estabelecer:
uma área de preferências tarifárias alcançando a totalidade dos países-membro.
uma área de livre comércio que alcança apenas o comércio de bens e da qual participam todos os países-membro.
uma união aduaneira da qual participam todos os países-membro, exceto Cuba.
um mercado comum com várias disciplinas ainda por serem aperfeiçoadas, do qual tomam parte apenas os países que integram iniciativas sub-regionais de integração, a exemplo do Mercado Comum do Sul (Mercosul)
uma união econômica que envolve apenas os países de maior desenvolvimento relativo pertencentes à Associação.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}