Listagem de Questões sobre Geral
O conceito de vantagens comparativas refere-se a:
Conceito de custos onde se relacionam dois produtos (A e B) produzidos por dois países distintos (1 e 2) comparando-os. Possui vantagem comparativa o país onde for menor a relação de custos de produção dos produtos (A e B).
Conceito de vantagens onde estas são baseadas na idéia de produtividade onde se relacionam dois produtos (A e B) produzidos por dois países distintos (1 e 2) comparando-os em termos de produtividade. Possui maiores vantagens comparativas aquele país que possuir a menor eficiência relativa na produção de um dos bens.
Conceito de vantagens baseados na idéia de alternativas de produção, onde se relacionam dois produtos (A e B) produzidos por dois países distintos (1 e 2) comparando-os ao longo da curva de produção. Possui vantagem comparativa o país onde for maior o deslocamento em direção a curva de fronteira de produção (em termos possibilidades tecnológicas de produção) na produção dos produtos (A e B).
Conceito de vantagens onde estas são baseadas na idéia de abundância de fatores de produção, onde se relacionam dois produtos (A e B) produzidos por dois países distintos (1 e 2) comparando-os em termos da referida disponibilidade. Possui maiores vantagens comparativas aquele país que possuir a maior disponibilidade de recursos na produção de um dos bens.
Conceitos de custos de oportunidade onde se relacionam dois produtos (A e B) produzidos por dois países distintos (1 e 2) comparando-os. Possui vantagem comparativa o país onde for menor o custo de oportunidade (em termos de oportunidade de benefício não aproveitada) na produção dos produtos (A e B).
As Barreiras Não-Tarifárias (BNT) são freqüentemente apontadas como grandes obstáculos ao comércio internacional. Podem vir a se constituir Barreiras Não-Tarifárias (BNT) todas as modalidades abaixo, exceto:
Medidas fitossanitárias
Normas de segurança
Direitos Aduaneiros
Sistemas de Licença de Importação
Quotas
Entre as razões abaixo, indique aquela que não leva à adoção de tarifas alfandegárias.
Aumento de arrecadação governamental
Equilíbrio do Balanço de Pagamentos
Proteção à indústria nascente
Segurança nacional (defesa)
Estímulo à competitividade de uma empresa
Entre as afirmativas abaixo, indique aquela que não constitui subsídio permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Apoio para atividades de pesquisa.
Subsídios genéricos
Assistência para regiões desfavorecidas
Apoio para promover adaptações de instalações existentes para novas exigências de ambiente impostas por lei que resultem em carga financeira desde que, entre outras, esse apoio seja único e não ultrapasse a 20% do custo de adaptação.
Tarifas de Transporte e Fretes mais favoráveis para produtos destinados à exportação.
O funcionamento do mercado de capitais está, em grande medida, relacionado às atividades das bolsas de valores que, no caso brasileiro, são definidas como:
instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central e habilitadas a negociar valores mobiliários e a prestar serviços a investidores e empresas nesse ramo de atividade.
associações sem fins lucrativos, que atuam por delegação do poder público, e que oferecem mercado para a cotação e a negociação de títulos ou ações.
instituições públicas encarregadas de fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários.
instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central e responsáveis pelas operações de compra e venda de valores mobiliários por investidores, corretores e outros.
associações sem fins lucrativos que atuam por delegação do Banco Central na intermediação de operações de compra e venda de valores mobiliários e na prestação de serviços a investidores e empresas nesse campo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}