Questões de Relações Humanas da UFRJ

O campo das relações humanas no trabalho vive, na contemporaneidade, uma mudança de perspectiva. O foco anteriormente dado às habilidades e talentos individualistas passa, progressivamente, a dirigir-se para o desenvolvimento da integração interpessoal, de modo que o ambiente de cooperação coletiva vise ao crescimento do grupo de trabalhadores e trabalhadoras. Contribuem para tal perspectiva as seguintes ações, EXCETO:
  • A. o estabelecimento de normas de condutas e sanções bem definidas a serem cumpridas pelo corpo de trabalhadores como principal forma de garantir o bom convívio na coletividade.
  • B. a promoção de atividades que projetem o autoconhecimento do grupo e a aposta na atualização das diferenças individuais, tais como dinâmicas interpessoais desenvolvidas em equipe.
  • C. o investimento nas habilidades necessárias ao trabalho em conjunto que aproveite e multiplique os talentos individuais em projetos compartilhados pelo grupo.
  • D. a ênfase no conteúdo das tarefas a serem desempenhadas pelo indivíduo no campo de trabalho e o compartilhamento de seus saberes e práticas com o coletivo.
  • E. o desenvolvimento de formas de interação compatíveis com uma ampliação quantitativa e qualitativa de cognições, afetos e condutas nas relações interpessoais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: