Questões de Raciocínio Lógico do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Raciocínio Lógico do ano 2013

Em uma pequena fábrica de bolsas, o gerente percebeu que as encomendas para o mês seguinte estavam maiores do que esperava. Para tentar não atrasar as entregas chamou as costureiras Lucia e Solange e disse, referindo‐se ao próximo mês:

“Lucia não tira férias ou Solange trabalha em dobro.”

Considerando essa frase verdadeira, também é obrigatoriamente verdadeira a frase:

Considerando a proposição P: “Se nesse jogo não há juiz, não há jogada fora da lei”, julgue os itens seguintes, acerca da lógica sentencial. A negação da proposição P pode ser expressa por “Se nesse jogo há juiz, então há jogada fora da lei”.

Nas investigações, pesquisadores e peritos devem evitar fazer afirmações e tirar conclusões errôneas. Erros de generalização, ocorridos ao se afirmar que certas características presentes em alguns casos deveriam estar presentes em toda a população, são comuns. É comum, ainda, o uso de argumentos inválidos como justificativa para certas conclusões. Acerca de possíveis erros em trabalhos investigativos, julgue os itens a seguir. O fato de se calcular, como sendo de 100%, a probabilidade de ocorrência de determinado evento justifica afirmar que, com certeza, esse evento ocorrerá.

As irmãs Luciana, Rosana e Joana, de idades diferentes, possuem cada uma delas apenas um cão de estimação. Os nomes dos cães são: Rex, Bobby e Touro. Um dos cães é preto, outro é marrom e o outro é branco. A ordem expressa na questão não representa a ordem das cores nem a ordem das donas. Sabe-se que Rex, um cão marrom, não é de Joana e pertence à irmã com idade do meio. Rosana, que não é a mais nova, tem um cão branco que não é o Touro. Sendo assim, é possível concluir corretamente que

#Questão 579354 - Raciocínio Lógico, Geral, VUNESP, 2013, PC/SP, Auxiliar de Papiloscopista Policial

Certa vez, três ladrões assaltaram uma loja de joias. Na ocasião, foram roubados um anel, um colar e um par de brincos. Os ladrões foram presos. Chamavam-se Auro, Ercílio e Ildo. Cada um deles havia roubado uma das joias. No julgamento, Ercílio fez a seguinte afirmação:

Ercílio: “ – Ildo roubou o anel.”

Mais tarde, descobriu-se que Ercílio disse a verdade e que o ladrão dos brincos sempre mente. Desse modo, pode-se afirmar corretamente que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis