Questões sobre Soluções e Substâncias Inorgânicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Soluções e Substâncias Inorgânicas

#Questão 1099153 - Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, CEPS-, 2025, UFOPA, Técnico de Laboratório/Área: Química

A palavra ácido vem do latim acidus, que significa azedo; por outro lado, as bases têm sabor amargo e a palavra base tem origem no inglês arcaico debase. Os ácidos e bases podem ser classificados de acordo com as teoriasde Arrhenius, BrΦnsted-Lowry e Lewis. Dentre as substâncias abaixo, assinale a que é um ácido de Lewis.

#Questão 1099590 - Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área: Química

Um técnico de laboratório precisa identificar a natureza de quatro substânciasinorgânicas com base em seus comportamentos químicos. Para isso, ele realiza os seguintes testes eobserva os seguintes resultados:

• Substância X: Quando adicionada à água, torna o meio ácido e reage com carbonatos liberandogás carbônico.
• Substância Y: Quando em solução aquosa, libera íons OH-.
• Substância Z: É solúvel em água, não altera o pH da solução e pode ser obtida a partir da reaçãoentre uma base forte e um ácido forte.
• Substância W: É um sólido cristalino que reage com água formando uma solução básica.

Com base nos testes, assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, a classificação decada substância.

#Questão 1099596 - Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área: Química

Um técnico de laboratório realizou uma titulação para determinar a concentração de uma solução de ácido clorídrico usando uma solução padrão de hidróxido de sódio de concentração 0,100 mol/L. Foram gastos 25,0 mL da solução de NaOH para neutralizar 50,0 mL da solução de HCl. A reação balanceada entre o ácido e a base é:

HCl+NaOH → NaCl+H2O

Qual é a concentração da solução de HCl, em mol/L?

#Questão 1099606 - Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área: Química

Uma solução de ácido clorídrico 0,80 mol/L foi preparada dissolvendo-se uma certa quantidade do ácido em água destilada, suficiente para obter 1 litro de solução. Em seguida, 200 mL dessa solução foram diluídos para um volume final de 500 mL. Qual é a concentração final da solução diluída? 

#Questão 1099910 - Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, FADESP, 2025, UNIFESSPA, Técnico de Laboratório - Área: Química

Foi retirada uma alíquota de 5 mL de uma solução 5,0 ppm de Fe(III) e ela foi tratada com KSCN em excesso e diluída a 50 mL. A amostra foi lida em um espectrofotômetro da 580 nm, usando uma cubeta de 2,0 cm.

Dados: Absortividade molar de FeSCN2+ é 7,0x103 L cm-1 .mol-1 e MM Fe = 56 g/mol.

A absorbância encontrada foi de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis