Questões de Psiquiatria da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria da VUNESP

A esquizofrenia refratária, também chamada de resistente ao tratamento, é caracterizada pela persistência de sintomas agudos, como delírios, alucinações, comportamento gravemente alterado, desorganização mental significativa e isolamento social progressivo, mesmo após o uso de pelo menos dois esquemas terapêuticos com antipsicóticos por tempo e dose adequados, sendo um dos esquemas com antipsicótico atípico. Nesse contexto, estratégias terapêuticas específicas são indicadas para o manejo dessa condição complexa.


Com base no conhecimento atual sobre o tratamento da esquizofrenia refratária, assinale a alternativa correta.

#Questão 1119029 - Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Psiquiatria/Pronto-Socorro

A identificação de características clínicas específicas em episódios depressivos é essencial para diferenciar o transtorno depressivo maior e a fase depressiva do transtorno bipolar.


Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente características que levam a suspeitar de que o episódio depressivo seja parte de um transtorno bipolar.

O curso do transtorno psicótico breve é um dos principais critérios que o diferenciam de outros transtornos psicóticos e do transtorno bipolar.


Considerando as características temporais e evolutivas do transtorno psicótico breve em comparação com transtornos como esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme e transtorno bipolar, assinale a alternativa correta.

A chamada entrevista motivacional foi desenvolvida na década de 90 e surgiu a partir do tratamento de dependentes de álcool. Nela, é fundamental buscar as razões, e não formas de persuasão ou imposição, para a mudança, sempre de maneira individualizada e considerando o estágio de mudança em que o cliente está. Qual é o estágio em que o paciente considera possível uma mudança, porém se mostrando muito ambivalente e sem planejamento para tentativa? 

No contexto da saúde mental comunitária, o paradigma de “matriciamento” ajuda a promover a integração entre os profissionais de saúde mental.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de matriciamento no contexto de saúde mental comunitária. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis