Questões de Psiquiatria da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria da VUNESP

A clonidina, uma opção medicamentosa para o tratamento de TDAH, apresenta efeito colateral de sedação, o que pode ser benéfico quando existem problemas associados de sono, comuns no TDAH.
Qual a principal ação farmacológica da clonidina?

A., 8 anos, do sexo masculino, apresenta, há cerca de 4 anos, sintomas de irritabilidade quase diária, intolerância à frustração, com momentos de choro e raiva, brigas frequentes com genitores e colegas de escola, incluindo episódios de agressividade física e verbal, e discordância diante de regras e comandos, com atitudes de recusa e argumentação. A. não apresenta esses sintomas de forma episódica, não apresenta dificuldades atencionais ou hiperatividade, não faz uso de medicações ou substâncias e não apresenta sintomas ansiosos ou depressivos. Está em acompanhamento psicoterápico há 2 anos.
Após a conclusão do diagnóstico mais provável diante do histórico apresentado, segundo os critérios do DSM-5, e na ausência de comorbidades, qual a classe farmacológica que apresenta mais evidência para tratamento medicamentoso?

Segundo a portaria número 336, de 19 de fevereiro de 2002, os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), para atendimento a crianças e adolescentes, devem

No fim do século XVIII, o médico escocês Alexander Crichton descreveu um quadro de incapacidade de resistir às impressões repentinas dos objetos ao redor e de se concentrar em um único objeto por tempo suficiente para observá-lo com precisão. No início do século XX, o pediatra britânico George Still também descreveu quadro semelhante e usou o termo “controle moral” para se referir à desobediência e à falta de autocontrole na inibição de comportamentos inadequados. Levantou a hipótese de que essas características tinham uma base neurobiológica.
Esses estudos foram os primeiros registros do que hoje entendemos por transtorno

K., 15 anos, do sexo feminino, apresenta antecedente de epilepsia mioclônica juvenil desde os 12 anos, com crises tônico-clônicas generalizadas, que estão parcialmente controladas com uso de divalproato de sódio. Nos últimos seis meses, apresentou sintomas como apatia, baixa autoestima, humor deprimido e retraimento social. Ela relata falta de interesse e prazer em atividades que antes a agradavam, sentimento de angústia, ansiedade e dificuldade de concentração, o que afeta seu desempenho escolar. Após avaliação psiquiátrica, foi diagnosticada com transtorno depressivo maior moderado.
Diante desse quadro, assinale a alternativa que apresenta a melhor abordagem inicial para o tratamento da paciente, considerando tanto a epilepsia quanto o transtorno mental. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis