Questões de Psiquiatria do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria do ano 2025

A integração das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na saúde mental busca proporcionar equilíbrio emocional e bem-estar psíquico por meio de abordagens naturais e holísticas. Qual estratégia representa uma contribuição efetiva dessas práticas no suporte à saúde mental dos pacientes? 

ATENÇÃO: use o texto abaixo como base para responder à questão.

Musicoterapia, como definida pela Federação Mundial de Musicoterapia, é o “uso profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais e cotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que busquem otimizar sua qualidade de vida e incrementar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual”. Não há dúvidas de que a música como intervenção terapêutica, desde a Antiguidade, alcançou crescente popularidade, especialmente na medicina cardiovascular. Por um lado, a exposição à música estimula respostas cardíacas positivas. Por outro, há efeitos ansiolíticos de simulações de salas de concerto que levam à diminuição de medicações sedativas. O funcionamento do sistema nervoso autônomo é fundamental para ajustar mecanismos fisiológicos para estabelecer e manter a homeostase e adaptabilidade ambiental. No contexto do estresse, para recuperar o equilíbrio homeostático, o organismo tenta se ajustar a cada novo episódio desafiador. Os dois ramos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), parassimpático e simpático, trabalham para garantir essa adaptação. O Sistema Nervoso Simpático mobiliza mecanismos de energia em estresse agudo para vencer adversidades internas ou externas (reação de luta ou fuga).


Mojtabavi, H., Saghazadeh, A., Valenti, V.E., Rezaei, N. Can music influence cardiac autonomic system? A systematic review and narrative synthesis to evaluate its impact on heart rate variability, Complementary Therapies in Clinical Practice, Volume 39, 2020, 101162, ISSN 1744-3881, https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2020.101162 
O texto descreve alguns fatores de efeito terapêutico quando pacientes são expostos ao contato com a música.
Entre eles, é correto citar:

Os manuais diagnósticos DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) são ferramentas essenciais à classificação e diagnóstico dos transtornos mentais e comportamentais. Considerando as características e diferenças entre esses manuais, assinale a alternativa correta:

Durante uma avaliação psiquiátrica inicial, um paciente relata humor deprimido há seis meses, associado a insônia e perda de apetite. Durante a entrevista, o psiquiatra observa que o paciente tem discurso vago, dificuldades em manter a atenção e parece hesitante em responder algumas perguntas. Ele nega sintomas psicóticos ou ideação suicida. Considerando a abordagem diagnóstica e prognóstica, analise as assertivas a seguir e identifique a correta: 

Segundo o DSM-5-TR, no que se refere ao diagnóstico diferencial, o transtorno esquizofreniforme se difere em relação ao transtorno psicótico breve em relação à 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis