Questões de Psiquiatria do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria do ano 2025

O curso do transtorno psicótico breve é um dos principais critérios que o diferenciam de outros transtornos psicóticos e do transtorno bipolar.


Considerando as características temporais e evolutivas do transtorno psicótico breve em comparação com transtornos como esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme e transtorno bipolar, assinale a alternativa correta.

A esquizofrenia e os denominados transtornos esquizofrênicos constituem um grupo de distúrbios mentais graves, sem sintomas patognomônicos, mas caracterizados por distorções do pensamento e da percepção, por inadequação e embotamento do afeto sem prejuízo da capacidade intelectual (embora ao longo do tempo possam aparecer prejuízos cognitivos). Seu curso é variável, aproximadamente 30% dos casos apresentam recuperação completa ou quase completa, cerca de 30% com remissão incompleta e prejuízo parcial de funcionamento e cerca de 30% com deterioração importante e persistente da capacidade de funcionamento profissional, social e afetivo (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, Portaria SAS/MS nº 364, de 9 de abril de 2013).
Sobre os sintomas da esquizofrenia, assinale a alternativa que não corresponde a um sintoma dessa doença: 

Ana Beatriz 19 anos é estudante de medicina e comparece a Unidade acompanhada de colegas, pois durante a apresentação de uma tarefa na faculdade ela passou mal. Conta que sentiu seu coração bater e achou que iria morrer, logo antes de precisar falar em público. Apresentava mãos com suor frio, boca ficou seca, e sentia que não conseguia encher o peito de ar, como uma sensação de sufocamento. As colegas ofereceram-lhe água e respondem que não houve desmaios ou manifestações convulsivas. Ana Beatriz é hígida porém um pouco acima do peso. É tímida e reservada, não usa outras drogas. Os dados vitais e o exame físico encontram-se nos padrões normais.
Diante do caso, a melhor hipótese diagnóstica seria: 

A chamada entrevista motivacional foi desenvolvida na década de 90 e surgiu a partir do tratamento de dependentes de álcool. Nela, é fundamental buscar as razões, e não formas de persuasão ou imposição, para a mudança, sempre de maneira individualizada e considerando o estágio de mudança em que o cliente está. Qual é o estágio em que o paciente considera possível uma mudança, porém se mostrando muito ambivalente e sem planejamento para tentativa? 

Sobre a Eletroconvulsoterapia (ECT), é CORRETO afirmar que:

I. A eletroconvulsoterapia envolve a aplicação de descargas elétricas no cérebro, com o objetivo de induzir uma breve convulsão, e é considerada a terapia mais eficaz para tratar a depressão grave.
II. A ECT pode provocar perda permanente de memória e é frequentemente associada a complicações graves, o que impede seu uso generalizado.
III. A ECT é geralmente realizada sob anestesia, e o uso de anestésicos e relaxantes musculares atualmente reduz significativamente o risco de lesões durante o procedimento.
IV. A eletroconvulsoterapia é uma técnica completamente desnecessária, já que os tratamentos psicoterapêuticos já apresentam resultados mais eficazes para todos os casos de depressão grave.

Estão CORRETOS: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis