Questões de Psiquiatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria

Paciente, 47 anos, em tratamento para câncer de mama metastático, com perda expressiva de peso (20% do peso), comparece ao pronto atendimento com quadro de discurso desorganizado e agitação psicomotora há quatro horas. Apresenta-se ao exame físico hipocorada, desidratada, FC = 108 bpm, desorientada no tempo e espaço, marcha atáxica e nistagmo horizontal. Considerando o caso clínico hipotético, qual o tratamento a ser feito?

#Questão 1129678 - Psiquiatria, Psiquiatria infantil, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Médico Psiquiatra

Criança, 6 anos, foi levada à consulta devido à sua dificuldade em se comunicar na escola, onde se mantém completamente em silêncio, mesmo estando em um ambiente onde outros colegas falam livremente. Porém, em casa, ela se comunica normalmente com os familiares e até demonstra comportamentos extrovertidos. Considerando esse quadro clínico hipotético, assinale o diagnóstico mais provável e a descrição correta.

#Questão 1134015 - Psiquiatria, Psiquiatria geriátrica, FGV, 2025, MPU, Analista do Junta Médica em Psiquiatria

Um paciente idoso em uso contínuo de omeprazol e antidepressivo tricíclico apresentou transtorno neurocognitivo, o que levou à solicitação de sua interdição. Diante dessa solicitação, o magistrado determinou a realização de avaliação psiquiátrica. Com base nas informações apresentadas, as duas medidas iniciais mais importantes que o perito médico deve adotar antes de começar a avaliação completa do estado mental do idoso são:

#Questão 1134016 - Psiquiatria, Psicofarmacologia, FGV, 2025, MPU, Analista do Junta Médica em Psiquiatria

O zolpidem é um hipnótico não benzodiazepínico utilizado principalmente para o tratamento de insônia. O uso abusivo dessa substância pode levar ao surgimento de vários efeitos adversos. A alternativa que melhor descreve um efeito adverso comumente associado ao abuso do zolpidem é:

#Questão 1134017 - Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, FGV, 2025, MPU, Analista do Junta Médica em Psiquiatria

Ângela, uma mulher de 45 anos, foi diagnosticada com transtorno de compulsão alimentar periódica e realizou uma cirurgia bariátrica para controlar seu peso. Após a cirurgia, Ângela perdeu muito peso, mas ficou com excesso de pele, o que afetou sua saúde física e emocional. Ela entrou na justiça solicitando o direito à cirurgia reparadora. Considerando o CID-11 e o impacto do excesso de pele na saúde de Ângela, a alternativa que melhor descreve a situação é a seguinte:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis