Questões de Psicologia da UPENET/IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da UPENET/IAUPE

Sobre o contexto do ato infracional cometido pelo adolescente, analise as informações abaixo:


I. O aumento dos problemas sociais e o avanço dos índices de atos infracionais praticado por adolescentes revelam uma necessidade de programas de prevenção à violência juvenil, precisando o adolescente ser reconhecido como um protagonista e não, como um problema.

II. Não é a pobreza, mas as condições estruturais, visíveis pela desigualdade social, pela falta de oportunidades e expectativas sociais e pelas dificuldades, que uma parcela da população tem de acessar as políticas públicas sociais e de proteção de forma efetiva.

III. Algumas práticas educativas parentais exercidas com os adolescentes, tais como a negligência, a punição inconsistente e o abuso físico, não se mostraram favoráveis ao desenvolvimento de comportamentos pró-sociais e/ou adaptativos.

IV. As relações de amizade são tanto um recurso protetivo diante de experiências negativas, uma vez que implicam apoio social ao jovem quanto se constituem em um fator de risco, quando o grupo apresenta identificação com a criminalidade e valoriza condutas antissociais (atos infracionais).


Assinale a alternativa CORRETA.

Piaget, ao considerar o desenvolvimento da inteligência, descreve o estágio das operações formais, típico da adolescência, e sobre o qual é CORRETO afirmar que

Erikson, em sua abordagem da adolescência, nos diz que há um período em que o indivíduo procura explorar as alternativas existentes e experimentar os diferentes papéis que permitam a ele o trabalho de elaboração interna, também influenciada pelas exigências e necessidades socioculturais.


Tal período é, CORRETAMENTE, denominado de

Em sua reflexão sobre a adolescência, Aberastury e Knobel mencionam a síndrome normal da adolescência, na qual são evidenciados alguns fenômenos, dentre os quais é INCORRETO considerar 

Conceituando a adolescência, segundo a Psicologia, temos:


É a transição entre a dependência infantil e a autonomia adulta, caracterizada por transações afetivas relacionais, sociocognitivas, sexuais, identitárias e normativas, de lutos e desilusões, de prazer e gozo, as quais não ocorrem sem angústia ou conflitos.


Essa definição leva a pressupor que o estágio da adolescência é uma transformação

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis