Questões de Psicologia da UFCG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da UFCG

Para oferecer uma educação integral e democrática aos(as) estudantes em suas várias dimensões, os(as) gestores(as) da rede de educação pública e privada precisam:

I - Acolher em sua totalidade a demanda de aprendizagem dos(as) estudantes. Considerar a pluralidade sociocultural e as dificuldades de aprendizagem. Incentivar a participação de todas a pessoas envolvidas no processo educativo. Organizar, coordenar e supervisionar as atividades com o objetivo de promover uma educação integral e democrática.
II - Reformular o plano de desenvolvimento institucional, pedagógico e estrutural. Pactuar com a gestão municipal a contratação de 1 acompanhante terapêutico para cada 2 estudantes.
III - Contratar 1 Psicólogo(a) para orientar estudantes e professores em temas como bullying, drogas e relacionamento familiar. Assegurar os direitos dos estudantes e diagnosticar precocemente as dificuldades de aprendizagens.
IV - Redimensionar a equipe docente, contratar 1 Psicopedagogo(a) e 1 Psicólogo(a) Escolar para cada grupo de 100 estudantes.
V - Ampliar a estrutura física e dinâmica do espaço educacional, aperfeiçoar a formação permanente da gestão escolar e exigir via de assinatura de contrato, bem como, termo de compromisso para que o(a) psicólogo(a) realize atendimento clínico escolar para todo o corpo discente com dificuldade de aprendizagem e para os(as) professores(as) em sofrimento mental.

Marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE as possibilidades de atuação do(a) Psicólogo(a) Escolar:

Mediante às inúmeras transformações socioculturais, no cotidiano do trabalho na escola, psicólogos e psicólogas enfrentam os seguintes desafios:

I - Abrir espaços dialógicos entre a gestão escolar, o corpo docente, discente e familiares, de modo a implantar um modelo de atuação contextualizada e interseccional.
II - Desenvolver pesquisas experimentais para explicar a relevância das avaliações padronizadas para o desenvolvimento de aprendizagem significativa por meio do processo educativo.
III - Ampliar seu foco de atuação, pesquisa e produção de conhecimento para compreender o processo de ensino-aprendizagem nos campos de educação formal e não formal, considerando a diversidade cultural e as dificuldades de aprendizagem.
IV - Realizar atendimento pedagógico a todo o corpo docente.
V - Estimular o corpo docente a identificar psicopatologias entre o corpo discente e diagnosticar as dificuldades de aprendizagem.

Marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE os desafios do(a) Psicólogo(a) escolar:

A psicologia escolar que se desenvolveu no Brasil sofreu influência do psicólogo norte-americano Stanley Hall e do psicólogo Alfred Binet. Sobre, Alfred Binet é CORRETO afirmar que:

A realização do psicodiagnóstico e do processo de avaliação psicológica correspondem a prática privativa do(a) Psicóloga(a). Sendo assim, na origem do que se conhece como a Psicologia Escolar e Educacional, ao realizar um psicodiagnóstico ou uma avaliação psicológica na escola, o(a) Psicólogo(a) adota que tipo de modelo de atendimento? 

Qual subárea da Psicologia fornece evidências científicas, fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos para embasar as ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar científico? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis