Questões de Psicologia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da FGV

#Questão 950386 - Psicologia, Psicanálise, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Psicologia

Freud descobre que os desejos inconscientes se atualizam de um modo particular na relação do paciente com o seu analista, repetindo protótipos infantis, porém, vividos como sentimentos atuais. Tal fenômeno adquire importância na condução do tratamento analítico na medida em que passa a ser empregado como instrumento para a cura, uma vez que se trata de uma via privilegiada de acesso ao desejo inconsciente.
Tal fenômeno refere-se ao conceito de:

Juliana é psicóloga e atende na Igreja Evangélica de que é membro. O jovem João, de 23 anos, buscou ajuda psicoterápica com a profissional, pois está em dúvida sobre sua orientação sexual, muito embora esteja noivo de Sarah, que também participa da mesma congregação.
Segundo as previsões contidas no Código de Ética profissional, Juliana: 

#Questão 950388 - Psicologia, Psicanálise, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Psicologia

Na psicologia junguiana, o conceito que define o material reprimido da consciência como “a coisa que uma pessoa não tem o desejo de ser”, sendo um dos principais arquétipos do inconsciente pessoal, é:

#Questão 950389 - Psicologia, Políticas Públicas no ECA, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Psicologia

Gabriela está grávida e no final da gestação procurou pela Vara de Infância para entregar o bebê que estava esperando para adoção.
Logo após o parto, Gabriela manteve seu desejo de entrega da criança, mas ela se arrependeu dois dias depois do nascimento do filho, tendo procurado a equipe técnica para falar sobre o que estava pensando.
Segundo previsão contida no ECA, Gabriela:

#Questão 950390 - Psicologia, Psicanálise, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Psicologia

Winnicott escreveu “O bebê não existe”, pois o bebê e sua mãe, no início, formam uma unidade psíquica, indistinta (inseparável), para o bebê.
Quando esse autor se refere ao suporte psíquico e físico que é oferecido ao bebê pela mãe, garantindo um grau de previsibilidade do ambiente que será importante à vida psíquica do novo sujeito em formação, ele fala de: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis