Questões de Psicologia da COMPERVE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da COMPERVE

Existem diversas questões que devem ser consideradas na dinâmica e estrutura de uma família para que seja possível alcançar um diagnóstico do seu funcionamento. Nesse sentido, o aspecto que o terapeuta NÃO deverá considerar para o seu diagnóstico é

O psicólogo, muitas vezes, recebe encaminhamentos de profissionais de saúde, das escolas, de juízes ou de advogados, ou mesmo atende pessoas que o procuram espontaneamente, a fim de obter um psicodiagnóstico. Nesse contexto, considere os objetivos apresentados nos itens a seguir:

I Colher dados sobre a história clínica e pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico.

II Determinar motivos de encaminhamento, queixas e outros problema iniciais, bem como levantar hipóteses iniciais e definir um plano de avaliação.

III Levantar hipóteses iniciais e definir a abordagem teórico-clínica que será utilizada.

IV Encerrar o processo para confirmação de hipótese diagnóstica do profissional que encaminhou a solicitação.

São objetivos do psicodiagnóstico aqueles presentes nos itens

Pedro é um jovem de 21 anos que passa grande parte dos seus dias afundado numa poltrona com o olhar fixo e vazio voltado para o chão. Seu rosto está inexpressivo, ele está mal arrumado e despenteado e raramente se move ou fala. Além desses sintomas, ele está apresentando insônia e já perdeu cerca de 6 kg nos últimos três meses.

Diante desse quadro clínico o diagnóstico sugerido é

Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS), proposto em 1982, para avaliar sistemas instrucionais e reapresentado com a finalidade de realizar a avaliação de TD&E (Borges-Andrade, 2006) inclui quatro componentes “internos” ou relativos ao sistema de TD&E: insumos, procedimentos, processos e resultados. Também abarca quatro componentes “externos” ou concernentes ao contexto ou ambiente organizacional: necessidades, suporte, disseminação e efeitos a longo prazo. Neste modelo,

Diagnosticar ou pesquisar clima organizacional serve para embasar ações estratégicas de reforço ou correção de rumos na organização. A gestão do clima deve pautar-se por diagnóstico realizado com instrumentos que possuam duas características imprescindíveis:

1) comprovação psicométrica de que avalia o que realmente pretende avaliar.

2) prova de que avalia com estabilidade ou com a menor ocorrência de erro possível.

Essas características correspondem, respectivamente, à

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis