Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

Três meses após importante reconversão tecnológica de determinada divisão de uma instituição, quando novos programas de informática e redesenho de rotinas e procedimentos foram implantados, o diretor do departamento de gestão de pessoas recebeu um relatório de avaliação dos gestores da referida divisão. Nesse relatório, alguns indicadores críticos se mostraram fontes de preocupação: evolução da taxa de absenteísmo, que passou de 3% para 17% ao mês, e crescimento expressivo de pedidos de transferência para outros setores da organização. Após análise e reflexão pessoal, o diretor resolveu introduzir algumas mudanças de natureza prática, visando atenuar e(ou) eliminar os indicadores críticos constatados.

Com relação à situação hipotética descrita acima e às temáticas absenteísmo e rotatividade de pessoal, julgue os itens que se seguem.

Na situação apresentada, para uma melhor tomada de decisão, é recomendável que o diretor, antes de determinar qualquer mudança, debata e analise os indicadores críticos existentes com o pessoal e os gestores envolvidos.

O psicólogo organizacional e do trabalho busca compreender, de maneira geral, o comportamento das pessoas que trabalham, os antecedentes desses comportamentos e as suas conseqüências nos diversos níveis de ocorrência. Nesse campo, três grandes áreas articuladas podem ser identificadas: a psicologia do trabalho, a psicologia organizacional e a gestão de pessoas. Com relação a essas áreas de trabalho, julgue os itens seguintes.

Diagnósticos organizacionais realizados para subsidiar a estruturação de um adequado sistema de planejamento de carreira constituem exemplos da esfera de ação da área de gestão de pessoas.

A área de saúde de uma organização solicita ao psicólogo a implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) que envolva prevenção e tratamento de doenças ocupacionais. Entre essas doenças, encontra-se o alcoolismo e a depressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A QVT tem por objetivo garantir o bem-estar dos trabalhadores e prevenir patologias do trabalho.

Para os profissionais que atuam no mundo do trabalho, a formação metodológica é um requisito fundamental de competência profissional. O planejamento da intervenção, o manejo de instrumentos e os procedimentos para atuação em psicologia organizacional constituem componentes essenciais de qualificação profissional. Com base nessa temática, julgue os itens que se seguem.

A atuação do profissional em gestão de pessoas nas organizações deve ser pautada mais pelo bom senso e pelo improviso que por procedimentos criteriosos e de natureza científica, pois cada caso deve ser tratado diferentemente de outro.

Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) vêm crescendo nas organizações públicas e privadas nas últimas décadas. Eles surgiram como alternativa para eliminar e(ou) minimizar os efeitos nocivos, por exemplo, absenteísmo, que aparecem associados ao processo de globalização da economia, às metamorfoses do trabalho e à reestruturação produtiva. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

Nas organizações públicas, os programas de QVT são mais necessários que nas organizações privadas.

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