Questões de Psicologia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da Banca não informada

“Perda profunda de todo tipo de vivência afetiva. É observável, constatável por meio da mímica, da postura e da atitude do paciente. Ocorre tipicamente nas formas negativas, deficitárias de esquizofrenia.” Esta é uma definição de qual alteração das emoções e dos sentimentos?

O ato de comprar pode ser algo além do que adquirir um objeto de necessidade. Pode ser uma atividade de lazer, um meio de manejar emoções ou um caminho para expressar ou mesmo estabelecer uma identidade própria. Para alguns, a inabilidade em controlar compras torna-se uma doença: o Comprar Compulsivo (CC), também conhecido como Oniomania. Assinale a alternativa que não é característica comportamental desse problema.

Paciente de 31 anos, do sexo masculino, administrador de empresas, foi hospitalizado por uma crise maníaca, tendo ultrapassado recentemente uma fase depressiva também. Nunca havia realizado tratamento psiquiátrico. Era considerado uma pessoa com temperamento forte, sendo impulsivo e irritadiço, principalmente com familiares e colegas. Começou a apresentar elevação de humor, diminuição da necessidade de sono e uma autoconfiança demasiada. Além disso, fez gastos excessivos, abandonou o emprego e abusou de álcool e drogas durante a crise. Ficou internado por 21 dias e foi medicado adequadamente. O diagnóstico mais provável para este caso é:

O luto está incluído no DSM-IV-TR, com o código V62.82, entre as condições que podem ser focos de atenção clínica, embora não configure um transtorno mental. Segundo os critérios para o diagnóstico, não se deve definir depressão relacionada ao luto até que se tenham passado quantos meses desde a perda?

“As alterações afetivas são dominantes. Os delírios e alucinações são fugazes e fragmentários. O paciente se desliga da realidade interna e assume comportamentos imprevisíveis. O afeto é inadequado e, muitas vezes, acompanhado por risos imotivados, caretas, maneirismos e queixas hipocondríacas. O pensamento está desorganizado e o discurso é cheio de divagações e incoerências, parecendo, aos observadores, vazio de sentido e sentimento.” Essa é a descrição de que tipo de Esquizofrenia?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis