Questões sobre Terapia Cognitivo Comportamental

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Terapia Cognitivo Comportamental

Aron Beck, psicólogo americano, desenvolveu a base para a terapia cognitivo-comportamental na década de 1960 após observar que muitos pacientes deprimidos tinham benefícios com a psicoterapia estruturada, de curta duração e voltada para o presente. Qual é o modelo cognitivo proposto por essa teoria? 

Sobre a terapia de apoio, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) O principal autor dessa corrente teórica foi Skinner. (_) Uma psicoterapia de apoio pode ser de curta duração, quando a intervenção é em situações de crise; em geral, é bem resolvida quando adequadamente manejada. (_) Não é considerada uma terapia valorosa, já que se embasa em conselhos, atitudes maternais, consolo e atitudes de simpatia.

Julgue o item subsequente. 


A intervenção cognitiva pode ser realizada por meio de diversas abordagens, que para fins didáticos podem ser divididas em três grupos, a saber: estimulação, treino e reabilitação. É verdadeiro afirmar que a estimulação cognitiva foca na prática guiada para um grupo de tarefas que refletem funções cognitivas específicas, como memória, atenção ou solução de problemas, sendo indicada para pacientes com sintomas leves e moderados do transtorno a ser tratado. 

A terapia cognitiva foi desenvolvida por Aaron T. Beck, as crenças centrais são o nível mais fundamental de crença, elas são globais, rígidas e supergeneralizadas. As crenças centrais, são as ideias mais centrais da pessoa a respeito do self. As crenças centrais negativas podem se relacionar à sensação de desamparo, à incapacidade de ser amado e ao desvalor. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de crenças centrais negativas sobre outras pessoas e seus mundos: 

É uma prática de ajuda psicológica que se baseia em uma ciência e uma filosofia do comportamento caracterizada por uma concepção naturalista e determinista do comportamento humano, pela adesão a um empirismo e a uma metodologia experimental como suporte do conhecimento e por uma atitude pragmática quanto aos problemas psicológicos (RANGÉ, 2001a, p.35). É um conceito da: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis