Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

Para a perspectiva psicodinâmica do estudo da psicopatologia, a compreensão e a conscientização da doença são parte do sintoma, assim como são prerrogativas fundamentais para um plano de tratamento e um prognóstico. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I. É por meio do manejo da transferência, instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição, transformando-a em um motivo para recordar os fenômenos de sua moléstia, podendo, assim, ser curado pelo trabalho terapêutico.

II. Pela proposta de recordar, repetir e elaborar é possível viabilizar ao paciente uma mudança de atitude consciente para a mudança, ou seja, de um habitual contentamento em lamentar, desprezar e subestimar a importância da doença; passa a compreensão das repressões que adotava ao que a tenha originado.

III. Com o emprego da interpretação para identificar as resistências evidenciadas em inibições, atitudes inúteis, traços patológicos de caráter e sintomas, tornando-as conscientes de modo que sua enfermidade se faça desprezível, é possível, em um procedimento psicodiagnóstico, fornecer uma nova tônica psíquica ao paciente.

IV. Com a instrução ao paciente a uma nova atitude em relação à doença, evitando intensificar os conflitos e pôr em evidência sintomas até o momento nebuloso, tais como manifestações fóbicas, ideias ou impulsos obsessivos, é possível proporcionar consolo ao paciente diante de agravamentos necessários e explicitados pela repetição.

Acerca do psicodiagnóstico de fundamentação psicodinâmica, estão corretas apenas as afirmativas

A síndrome que se caracteriza por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sof r imento, a f rus t ração, a angús t ia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu como das relações interpessoais, recebe a denominação em psicopatologia de

Os critérios do DSM-IV-TR (american psychiartric associaton, 2000) para o transtorno de personalidade antissocial pretendem representar um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia, acentuadamente, das expectativas da cultura do indivíduo. O padrão deve se manifestar em duas ou mais das seguintes áreas:

O transtorno de personalidade bordeline (TPB) pode ser caracterizado pela notável instabilidade em muitos, senão em todos, aspectos de funcionamento da pessoa, incluindo relacionamentos, autoimagem, afeto e comportamento. O TPB é um transtorno relativamente comum (1,1 a 2,5% da população adulta em geral) com enormes custos sociais, comparáveis à esquizofrenia, alto risco de suicídio e considerável prejuízo para a vida adulta. Assim, pode-se afirmar que:

Sherif conduziu uma série de experimentos referentes ao fenômeno de suscetibilidade à influência de outrem. Tais experimentos utilizaram um arranjo experimental básico que consiste em solicitar aos participantes que estimassem a distância percorrida por um ponto de luz que se movia, num ambiente totalmente às escuras. Na realidade, o ponto luminoso era estacionário; porém, devido a uma ilusão conhecida pelo nome do efeito autocinético, ao se contemplar um ponto luminoso num ambiente destituído de pontos de referência tal como uma sala totalmente às escuras, tem-se a ilusão de que o ponto luminoso se move em várias direções. O fenômeno ocorre:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis