Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

José tem 72 anos de idade e, há aproximadamente 10 anos, começou a sentir dificuldade para caminhar e para realizar determinados movimentos devido ao enrijecimento da sua musculatura. Ao longo do tempo, os sintomas foram se agravando e agora a fala de José é lenta e mal articulada, a marcha e a deglutição muito difíceis, a cabeça sempre inclinada para a frente. Ele não se interessa por jornais, televisão, música, livros ou qualquer atividade ou assunto que antes lhe eram prazerosos. José recebe a visita de filhos e familiares com freqüência, mas interage o mínimo, nunca ri e não demonstra alegria ou mesmo satisfação. Na maioria das vezes, chora quando recebe visitas, principalmente de pessoas queridas. Foi clinicamente diagnosticado como portador do mal de Parkinson. A esposa de José, aos 70 anos de idade, vive em função do paciente e já não sai de casa para atividades de lazer porque não pode deixar o marido sozinho.

Considerando o caso hipotético acima relatado, julgue os itens seguintes.

O mal de Parkinson é uma doença crônica e progressiva na qual a produção de dopamina é reduzida, causando a depressão.

A área de saúde de uma organização solicita ao psicólogo a implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) que envolva prevenção e tratamento de doenças ocupacionais. Entre essas doenças, encontra-se o alcoolismo e a depressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A depressão pode estar relacionada ao sucesso dos mecanismos de defesa individuais e coletivos usados por um grupo de trabalhadores.

A área de saúde de uma organização solicita ao psicólogo a implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) que envolva prevenção e tratamento de doenças ocupacionais. Entre essas doenças, encontra-se o alcoolismo e a depressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Tanto o tratamento do alcoolismo quanto o da depressão podem ser realizados em grupos operativos e(ou) grupos focais.

“O uso de drogas é uma realidade em muitos países e está relacionado a um conjunto de fatores culturais, históricos, econômicos e sociais. A questão exige uma abordagem abrangente, que considere sua complexidade e a realização de ações articuladas, contemplando a prevenção do uso, o enfrentamento do tráfico de drogas e, sobretudo, o cuidado ao usuário” (www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack). Considerando a necessidade de conhecimento sobre o assunto, analise as assertivas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).

( ) O crack provoca lesão no cérebro causando perda de função de neurônios.

( ) Apesar de ocasionar oscilação de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos, o crack não resulta em deficiências de memória.

( ) O tratamento ao paciente permite reverter totalmente os danos causados independente do tempo da administração do crack por parte do usuário.

( ) Em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer como psicoses, paranóia, alucinações e delírios.

( ) A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar em estado de letargia

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta, de cima para baixo:

Os transtornos disruptivos do controle de impulsos e da conduta possuem uma característica fundamental que os reuniram em um único capítulo no DSM-5. Assinale a afirmativa que evidencia essa característica como correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis