Questões sobre Psicologia Social e Comunitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Social e Comunitária

Recentemente, o treinador da seleção brasileira de futebol, o Sr. Parreira, fez a seguinte declaração sobre a participação de homossexuais na seleção:

"Não tiraria, mas acho que ele nem seria convocado. Um jogador assumido causaria um impacto muito forte. Como foi nas forças armadas norte-americanas. O ambiente do futebol reagiria muito, é muito conservador".

Numa escola, um diretor, após ler tal entrevista, comentou sobre a mesma com o professor de Educação Física. Em seguida, solicitou a exclusão de um atleta assumidamente homossexual do time de voleibol. O diretor disse:

 "Tenho ódio desse tipo de gente. Um homossexual estimula a promiscuidade. Tire-o do time". O professor recusou-se a tomar tal atitude e disse ao diretor: "Ele foi convocado e eu não vou tirá-lo do time. Não é o homossexual quem tem de mudar, mas o ambiente que tem de deixar de ser conservador. Sua atitude é preconceituosa".

Neste contexto e considerando-se o preconceito enquanto um fenômeno de grupo, escolha a alternativa correta.

Sobre o processo grupal e os fenômenos associados a este, considere as definições abaixo.

I. Quantidade de pressão exercida sobre os membros de um grupo, a fim de que esses membros permaneçam no grupo. Essa pressão depende do nível de satisfação experimentada pelos membros no grupo e da intensidade de comunicação existente entre eles.

II. Organização duradoura de cognições, em geral dotada de uma carga afetiva pró ou contra determinado objeto social e que predispõe uma ação coerente com tais cognições e afetos, dirigida a esse objeto.

III. Padrões ou expectativas de comportamentos partilhados pelos membros de um grupo e que obedecem à seguinte estruturação: especificação das atitudes e comportamentos desejados, fiscalização pelo grupo e aplicação de sanções aos não-conformistas.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada item com o conceito descrito.

No cotidiano, muitas vezes, escutamos a seguinte afirmação: "Querer é poder". Quando olhamos esse mesmo cotidiano, observamos enormes camadas da população que não podem comer, estudar, ter lazer, ter acesso à saúde etc, portanto, segundo a afirmação, diríamos que tais pessoas não têm esses bens, porque não quiseram suficientemente. Será que realmente é assim ou tal enunciado/crença esconde uma estratégia psicossocial de perpetuação da exclusão? Admitindo esta outra possibilidade, assinale a alternativa que identifica corretamente essa estratégia.

Sobre o tema da exclusão social, observe as afirmações abaixo.

I. É um conceito que demarca e distingue um país rico de um pobre: os excluídos constituem o conjunto da população dos países pobres que, pelas restrições oriundas das mudanças do mundo do trabalho ou pelos modelos e estruturas econômicas, são vítimas das desigualdades absurdas de qualidade de vida.

II. O processo de exclusão não é só físico, geográfico ou material, não apenas do mercado e de suas trocas, mas de todas as riquezas espirituais, inclusive do desconhecimento dos valores, costumes e crenças dos excluídos, portanto, a exclusão também é cultural.

III. No que pese a multidimensionalidade da exclusão, a instabilidade do vínculo de trabalho, dada sua relação direta com a pobreza, é um dos mecanismos que mais contribui para a exclusão social, levando, inclusive, à fragilização dos vínculos sociais (familiares, comunitários etc.).

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

O abrigo é uma forma imediata de proteção à criança que, por motivos diversos, tenha suas necessidades, interesses e direitos ameaçados pela família biológica. Todavia, o abrigamento deve ser temporário, para que se evite a institucionalização da criança. Neste contexto, observe as seguintes características de uma das modalidades de amparo à criança abrigada: i) a pessoa mantém um auxílio e vínculo informal com a criança, ii) a pessoa contribui financeiramente para o custeamento dos estudos ou tratamento especializado da criança, iii) a pessoa visita a criança no abrigo e/ou leva-a para usufruir férias ou comemorar aniversários e datas festivas. Assinale a alternativa que identifica corretamente essa modalidade de amparo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis