Questões sobre Psicologia Jurídica: Conceito, Histórico e Atuação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Jurídica: Conceito, Histórico e Atuação

#Questão 1057564 - Psicologia, Psicologia Jurídica: Conceito, Histórico e Atuação, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Jurídica

O famoso sociólogo americano Erving Goffman desenvolveu o conceito de instituição total, na clássica obra Manicômios, prisões e conventos, publicada em 1961. Segundo o sociólogo, a instituição total é aquela na qual o indivíduo vivencia todas as suas atividades, de forma dependente, sendo os outros pertencentes a essa instituição as únicas pessoas com as quais convive. De acordo com Fiorelli e Mangini (2009), assinale a alternativa que não corresponde às características de uma instituição total.

#Questão 1057565 - Psicologia, Psicologia Jurídica: Conceito, Histórico e Atuação, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Jurídica

O trabalho interdisciplinar entre psicólogo e assistente social é muito comum em termos da atuação técnica nos processos das Varas de Infância e Juventude. Segundo Julião e Massaro, in Franco e Melão (2007), sobre as características desse tipo de trabalho, julgue os itens a seguir.
I. Há preponderância de uma ciência sobre a outra, seja a Psicologia ou o Serviço Social, no sentido de que uma delas, no curso da investigação, dentro de um processo, se mostrará preponderante sobre a outra, que exercerá papel meramente auxiliar na investigação.
II. Há necessidade de, além de simples diálogo, existir relacionamento, participação, comunicabilidade e aceitação entre os profissionais.
III. Há postura profissional que permite se pôr a transitar o espaço da diferença, com sentido de busca, de desvelamento da pluralidade de ângulos que determinado objeto investigativo é capaz de proporcionar.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057566 - Psicologia, Psicologia Jurídica: Conceito, Histórico e Atuação, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Jurídica

Shine (2003), ao definir a Psicologia Jurídica, coloca questões sobre a definição do campo de trabalho do psicólogo e sobre a natureza de seu labor nele. Assinale a alternativa incorreta quanto à definição de Psicologia Jurídica.

Com base na Resolução nº 15/2022, às psicólogas e aos psicólogos, em atuação no contexto das medidas socioeducativas, é vedado:
I. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, maus tratos e qualquer outra forma de violência.
II. Propor ações exclusivamente de caráter socioeducativo e restaurativo, de forma a atender aos direitos e necessidades dos adolescentes e dos jovens.
III. Emitir opinião técnica e crítica, devendo manifestar conclusões fundamentadas nos pressupostos e referenciais técnicos e éticos da Psicologia e na garantia dos direitos dos adolescentes e dos jovens.
IV. Colaborar, participar ou incentivar práticas institucionais discriminatórias em relação às questões étnico-raciais, classe, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, crença religiosa e deficiência.
Quais estão corretas? 

Sousa (2010, p.143) nos apresenta em sua obra, a Síndrome de Alienação Parental (SAP), justificando que esta síndrome pode causar danos aos filhos. Assinale a alternativa incorreta sobre os motivos que levariam a prática da SAP.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis