Questões sobre Psicologia Jurídica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Jurídica

#Questão 603175 - Psicologia, Psicologia Jurídica, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

No trecho apresentado, identificam-se particularidades da interface entre os saberes da ciência da psicologia e do direito. Considerando a psicologia jurídica como um campo de atuação do profissional psicólogo, julgue os itens a seguir. A atuação do psicólogo jurídico se restringe à execução de avaliação psicológica e à emissão de laudos, pareceres e relatórios, pressupondo-se que compete à psicologia uma atividade de cunho avaliativo e de subsídio aos magistrados.

#Questão 603176 - Psicologia, Psicologia Jurídica, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

No trecho apresentado, identificam-se particularidades da interface entre os saberes da ciência da psicologia e do direito. Considerando a psicologia jurídica como um campo de atuação do profissional psicólogo, julgue os itens a seguir. A aproximação da psicologia com o direito se iniciou no campo do direito penal e na participação de psicólogos nos processos de direito civil, especialmente no que concerne aos direitos da criança e do adolescente.

#Questão 603166 - Psicologia, Psicologia Jurídica, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

Na demanda atendida diariamente pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar ou pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar Criminal, encontram-se pessoas com dificuldade de expressão de suas necessidades, de seu sofrimento psíquico e com indicativo de transtorno mental. A avaliação psicológica inicial, muitas vezes, requer a compreensão e a análise dos aspectos psicopatológicos presentes. A este respeito, deve-se considerar que

#Questão 603167 - Psicologia, Psicologia Jurídica, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

Uma demanda atendida pelo Sistema Judiciário está relacionada à queixa de pais sobre o uso de entorpecentes pelos filhos adolescentes, que apresentam comportamentos de confronto e agressividade e se colocam, muitas vezes, em situações de risco e/ou vulnerabilidade. Diante da dificuldade de tratar e proteger seus filhos, esses pais buscam a Defensoria Pública visando conseguir uma solução para seus sofrimentos. Tendo em vista a atuação do psicólogo no CAM da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, considere as assertivas abaixo.

I. O psicólogo deverá acolher a demanda dos pais e encaminhar o adolescente para acolhimento institucional imediatamente.

II. O sintoma da utilização de entorpecentes por um membro da família frequentemente denuncia que na estrutura familiar pode haver comprometimento nas relações humanas, seja no âmbito individual, grupal ou social.

III. A orientação e apoio para acolhimento da família em sofrimento é fundamental na reestruturação e tratamento do dependente químico, independentemente do estágio em que se encontre a gravidade do problema.

IV. Os usuários de drogas ilícitas, sejam adolescentes ou adultos, apresentam os mesmos aspectos psicológicos.

V. É importante buscar rapidamente, junto aos familiares, soluções, caso contrário haverá, necessariamente, o agravamento do problema.

Está correto o que se afirma APENAS em

Segundo Brandão (2014), a prática do psicólogo em Varas de Família exige conhecimento básico dos códigos jurídicos em razão de, ao menos, dois motivos: a necessidade de um código compartilhado entre o psicólogo e os operadores do direito e a orientação da população sobre alguns pressupostos presentes nas leis. Segundo o autor, o conhecimento da legislação não deve ser abstraído de como a doutrina jurídica se inscreve historicamente e se articula aos dispositivos de poder.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis