Questões sobre Psicologia Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Escolar

Alunos encaminhados para exames psicodiagnósticos são, em geral, aqueles cujo rendimento não corresponde às expectativas de seus professores, técnicos e administradores escolares. Sobre esses exames e os laudos psicológicos, julgue os itens subseqüentes.

O fracasso escolar é a expressão de deficiências biopsicológicas individuais, conforme prega o movimento escolanovista dominante desde o começo do século passado.

A respeito de uma situação rotineira das salas de aula brasileiras, julgue os itens que se seguem.

Considerando a relevância das interações sociais na sala de aula, a baixa incidência de reforçadores sociais pelo professor pode explicar, pelo menos em parte, a alta incidência de problemas disciplinares de seu aluno.

De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.

Os mecanismos utilizados por alunos, pais, professores e diretores para explicar suas próprias ações são variáveis relevantes à compreensão das causas reais do fracasso escolar.

De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.

Os erros freqüentes em operações matemáticas simples, como a troca de sinais de adição e de subtração e a omissão de passos nas operações de divisão e de multiplicação, são indicadores suficientes para o diagnóstico de transtorno da aprendizagem.

Considerando a relevância da intervenção psicológica junto a estudantes e suas famílias, julgue os itens a seguir de acordo com os modernos recursos e conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento humano e de aprendizagem.

Planos de prevenção do fracasso escolar precisam priorizar o desenvolvimento neurológico da criança, desde a vida intra-uterina, quando a qualidade dos cuidados pré-natais pode determinar todo o processo de aprendizagem futura da criança.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis