Questões sobre Psicologia Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Escolar

#Questão 139723 - Psicologia, Psicologia Escolar, CESPE / CEBRASPE, 2014, DPF, Psicólogo (Classe A, Padrão I)

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico, é utilizada como estratégia de mudança em diversas abordagens psicoterápicas e tem o objetivo de aumentar o conhecimento do paciente acerca de seu transtorno e de prevenir recaídas.

Em uma escola de Ensino Médio, os alunos de uma das turmas de 1º ano apresentam alto grau de agressividade e de rebeldia em relação aos professores. Para tentar solucionar o problema, o psicólogo escolar foi chamado para elaborar algumas estratégias. Em relação às estratégias a serem sugeridas por esse profissional, considere as afirmativas a seguir.

I - Esse profissional deve viabilizar um debate com o objetivo de resgatar o valor social do educador.

II - A Escola deve implementar o Sistema de Medição Semestral.

III - A Escola deve criar regras bem defi nidas para sua adequada aplicação no ambiente da sala de aula.

É correto o que se afirma em

O psicólogo escolar atua em diversas situações cotidianas no âmbito da escola. Considere as situações 1 e 2 em que esse profissional atuou. Situação 1 O psicólogo propôs um plano de incentivo à qualidade de vida para os funcionários do colégio X. Situação 2 Em um colégio da zona norte da cidade, o psicólogo escolar, a partir das demandas da instituição, foi instado a elaborar um plano para fortificar a articulação entre as teorias da aprendizagem e as práticas de ensino utilizadas, além de implementar reuniões visando à orientação de pais e familiares sobre a dinâmica escolar. A partir da análise das situações, verifica-se que o foco da intervenção na situação

Considere as seguintes situações descritas a seguir:

Situação 1

O grupo de professores do curso de Física da Universidade X demonstra uma grande coesão em suas decisões sobre as vicissitudes do curso e uma forte proximidade relacional entre seus membros.

Situação 2

A empresa Y possui um grupo experiente de contadores. Esse grupo formou-se ao longo dos anos a ponto de sua funcionalidade estruturada encontrar-se estabelecida e consolidada, possibilitando ao grupo voltar seus esforços à compreensão de tarefas e aos objetivos a serem realizados.

A partir do modelo de 5 estágios de desenvolvimento de grupo, os grupos apontados nas situações 1 e 2 encontram- se, respectivamente, nos seguintes estágios:

Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.

O distanciamento da família é considerado o principal fator motivador para o aluno trancar a matrícula da universidade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis