Questões sobre Psicologia em Educação /Escolar

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Listagem de Questões sobre Psicologia em Educação /Escolar

No que se refere aos processos de aprendizagem, julgue os seguintes itens. O comportamento do professor em sala de aula, por meio de suas intenções, suas crenças, seus valores, seus sentimentos e seus desejos, sensibiliza cada aluno individualmente, determinando a qualidade da relação sujeito‐objeto, que produzirá inúmeras implicações nas práticas educacionais.

A psicologia escolar define‐se como um campo de produção de conhecimentos, pesquisa e intervenção e, entre outras atribuições, assume um compromisso teórico e prático com as questões relativas à escola, a seus processos, à sua dinâmica, a seus resultados e a seus atores. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir. Caso ocorram comportamentos inconvenientes em sala de aula, o psicólogo poderá, usando sua autoridade, treinar o aluno para emitir comportamentos com padrões aceitos socialmente.

A psicologia escolar define‐se como um campo de produção de conhecimentos, pesquisa e intervenção e, entre outras atribuições, assume um compromisso teórico e prático com as questões relativas à escola, a seus processos, à sua dinâmica, a seus resultados e a seus atores. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir. Em suas ações preventivas no âmbito da escola, o psicólogo escolar deverá estar atento ao sofrimento vivenciado pelos professores, que são os grandes motores dos processos educacionais e, diariamente, estão sujeitos à exaustão emocional e a sentimentos de desgaste e de incerteza, entre outros, distanciando‐se da tarefa de educar as crianças e os jovens sob sua responsabilidade.

A psicologia escolar define‐se como um campo de produção de conhecimentos, pesquisa e intervenção e, entre outras atribuições, assume um compromisso teórico e prático com as questões relativas à escola, a seus processos, à sua dinâmica, a seus resultados e a seus atores. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir. O psicólogo escolar deve realizar pesquisas que contribuam para o esclarecimento de causas da evasão e da repetência no âmbito da escola em que atua e, com esses dados, propor procedimentos educacionais e intervenções psicopedagógicas a fim de sanar o problema.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem a respeito da população que demanda necessidades especiais na aprendizagem.

A educação inclusiva relaciona‐se com a noção de uma escola que insira o aluno com qualquer tipo de deficiência na sala de aula comum, praticando o mesmo tipo de ensino, tratando‐o de modo igual aos outros e seguindo o mesmo currículo praticado na turma, de modo que lhe dê a oportunidade de se sentir integrado e de conviver no mesmo espaço educativo.

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