Questões sobre Psicologia em Educação /Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia em Educação /Escolar

Leandra, policial militar, mãe de Igor, com sete meses de idade, procurou atendimento psicológico para a avaliação de seu bebê, pois notava que ele tinha características muito semelhantes às do irmão mais velho, diagnosticado com autismo aos oito anos de idade. Igor, assim como o irmão, fica sob os cuidados da mãe e da avó paterna. O pai trabalha ao longo do dia e viaja frequentemente por motivos profissionais. Leandra tem quadro de depressão, faz uso de medicação e está afastada do serviço por tempo indeterminado em decorrência de crise de ansiedade importante há um mês. Sua sogra a auxilia cuidando das crianças, o que ajuda a evitar que Leandra fique sozinha com filhos e se sinta sobrecarregada com todos os afazeres de casa. Igor nasceu a termo. De acordo com o relato de Leandra, “mas sempre foi diferente. A gente colocava ele no colo, mas ele parecia não se acomodar. Passa boa parte do tempo olhando para o teto. Não tem nada mais difícil do que conseguir a atenção dele” (sic).

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando as contribuições da psicologia do desenvolvimento.

Os comportamentos de Igor são típicos de um bebê de sua idade.

Para BOCK (2008): “Provavelmente, a Psicologia jamais terá um único paradigma confiável que possa ser adotado por todos sem questionamentos (ao menos por um dado período). Isso porque a Psicologia é uma ciência humana e as ciências humanas são caracterizadas pela contaminação que sofrem por estudar o que estudam. (...) As diferentes formas de pensar a Psicologia representam a própria riqueza do ser humano e sua capacidade múltipla de pensar sobre si mesmo.” Desta forma, entende-se que o desenvolvimento das diversas Teorias Psicológicas contribuem para o conhecimento do psiquismo humano. Relacione as Teorias Psicológicas aos enunciados correspondentes.

Teorias Psicológicas:

(I) Teoria de Campo.

(II) Abordagem Cognitiva.

(III) Behaviorismo.

(IV) Perspectiva Humanista.

Enunciados:

(A) Esta teoria demonstra que as interpretações que uma pessoa faz do mundo e de suas vivências são, durante seu desenvolvimento, gradativamente organizadas.

(B) Nela existem três condições vistas como eficazes como instrumento de aperfeiçoamento de condição humana: a consideração positiva incondicional; a empatia e a congruência.

(C) Seu objeto é não só explicar o comportamento humano, mas também a sua natureza. Estuda a totalidade de coexistência de fatos que são concebidos como mutuamente interdependentes.

(D) Argumenta que a Psicologia deve ocupar-se apenas de comportamentos possíveis de serem observados e medidos.

Assinale a alternativa correta:

De acordo com as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos na Educação Básica, o Conselho Federal de Psicologia sinaliza alguns desafios e aponta possibilidades de práticas aos profissionais da área escolar e educacional. Com base nesse documento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Buscar conhecimento técnico-científico da Psicologia e da Educação, em sua dimensão ética para sustentar uma atuação potencializadora.

( ) Problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas.

( ) Atuar frente às demandas de patologização, medicalização e judicialização das práticas educacionais, produzindo diagnósticos para transtornos e distúrbios.

( ) Valorizar e potencializar a construção de saberes, os diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional.

Assinale a sequência correta.

Sobre o papel do Psicólogo Escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Psicologia Escolar tem seu início no Brasil após a estruturação e consolidação da Psicologia Organizacional e do Trabalho e dos Processos Psicoterápicos.

( ) O Psicólogo Escolar pode ser identificado como um agente de mudanças, sendo um catalizador de reflexões, conscientizador de papéis e coautor de intervenções.

( ) A Psicologia Escolar tem estreita vinculação com saberes e práticas que envolvem questões de saúde mental e deve valorizar as intervenções no campo psicoterápico.

( ) O Psicólogo Escolar enfrenta desafios, entre eles ser aceito nas escolas e apoiado na realização de atividades promotoras e preventivas do desenvolvimento humano.

Assinale a sequência correta.

Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.

Uma das definições mais simples de emoção refere-se à manifestação de reações psicomotoras, geralmente acompanhadas de alterações neurovegetativas em resposta a um estímulo ambiental.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis