Questões sobre Psicologia Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Clínica

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

João tem 42 anos, é comerciante, casado, pai de 3 filhos adolescentes. Procurou a unidade de saúde de seu bairro apresentando sentimento contínuo de "nervosismo", tremores, tensão muscular, sudorese, sensação de "alheamento", palpitação, tontura e desconforto epigástrico ao lado de sentimentos de apreensão, pressentimentos mórbidos e medos difusos. Ressaltou que estes sintomas vêm se manifestando nos últimos 2 meses. Analisando as queixas de João, o profissional que o atendeu, tomando como referencial o CID-10, registrou como impressão diagnóstica:

É objetivo dos grupos de treinamento tornar os membros mais sensíveis a alguns aspectos apontados a seguir. Um deles, entretanto, diz respeito aos grupos de terapia. Assinale-o.

Com base em Aristides Volpato Cordiolli, marque 1 para situações onde a terapia comportamental pode ser indicada e 2 onde ela é contra-indicada.

( ) Níveis de ansiedade muito elevada.

( ) Disfunções Sexuais.

( ) Depressão severa.

( ) Uso concomitante de benzodiazepínicos ou álcool.

( ) Agorafobia com ou sem pânico.

( ) Déficits em habilidades sociais.

( ) Deficiências de controle esfincteriano.

A seqüência correta, de cima para baixo, é

Os critérios que as pessoas usam para reconhecer e interpretar sintomas variam bastante. Entretanto, certos fatores psicológicos amplos têm influência importante. Um fator psicológico importante é o foco de atenção, que determina a maneira como as pessoas enfrentam problemas de saúde. Para Richard Straub, em relação aos indivíduos tidos como "sensibilizadores", é correto afirmar que:

No tocante a vulnerabilidade e predisposição ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), considere as seguintes afirmativas:

I - Riscos genéticos e biológicos fazem parte dos fatores de vulnerabilidade, bem como riscos ambientais relacionados com o tipo de vida do indivíduo, com o meio familiar e social além de aspectos relacionados com idade e sexo.

II - Ainda que fatores predisponentes sejam importantes, eles não são necessários ou sequer suficientes para explicar a ocorrência do TEPT.

III - A maioria dos casos de TEPT está associada a graves distúrbios psiquiátricos.

IV - Estudos epidemiológicos mostram que o TEPT, depois de uma guerra, tende a ser exceção mais do que regra.

V - Imediatamente após uma experiência muito traumática o padrão típico de reação é a sensação de desamparo e medo. Entretanto, mais freqüentemente, o caminho é o da resolução dos sintomas e não o de desenvolvimento do TEPT.

É(são) correta(s), apenas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis