Questões sobre Psicologia Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Clínica

Observe o seguinte extrato de um exame realizado por Piaget com uma criança: "Se uma pedra cai por terra, ela sente – Sim. – Por quê? – Porque isto a quebra. – Uma mesa pode sentir dor? – Não. – Ela sente se a quebrarmos? – Sim, claro". Assinale a alternativa que identifica corretamente essa forma de pensar da criança.

Discordando dessa técnica de abordagem, uma psicóloga propôs outro tipo de atendimento para L.S: "Vamos estabelecer uma relação na qual tenhamos uma posição ativa através de intervenções cujo foco seja o tratamento dos sintomas de Déficit de Atenção/Hiperatividade, mas isso em função da relação existente entre o impulso, a ansiedade e a defesa a eles subjacente. Desta forma, nossa atividade interpretativa visará aos conflitos subjacentes aos sintomas, mediante a manipulação da relação transferencial". Considerando essa descrição, assinale a alternativa que identifica corretamente essa outra abordagem terapêutica.

Para o tratamento de L.S., criança mencionada na questão anterior, uma psicóloga do Serviço de Psicologia que a avaliou propôs o seguinte tratamento: "Inicialmente, vamos utilizar uma técnica de automanejo, cuja finalidade é a de ensiná-la a identificar e registrar os comportamentos associados ao seu déficit de Atenção/Hiperatividade. Em seguida, vamos desenvolver um conjunto de estratégias de pensamento que lhe permita se auto-instruir e, assim, modular seu comportamento para controlá-lo". Considerando essa descrição, assinale a alternativa que identifica corretamente essa abordagem terapêutica.

Uma outra criança, chamada LS, com aproximadamente 7 anos, também foi avaliada neste Serviço de Psicologia. Considere, então, as seguintes afirmações:

I. Agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.

II. Mostra dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.

III. Freqüentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.

IV. Corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado.

V. Mostra-se facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa que realiza. Considerando que desta vez a psicóloga levantou a hipótese de Déficit de Atenção/Hiperatividade, assinale a alternativa correta.

Uma criança, denominada R.T, que apresenta um comprometimento acentuado e geral do desenvolvimento, foi avaliada num Serviço de Psicologia. Neste contexto, considere as seguintes afirmações:

I. Acentuado comprometimento dos comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, postura corporal e gestos), que regulam a interação social.

II. Padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades (maneirismos motores repetitivos e estereotipados e preocupação persistente com as partes dos objetos).

III. Desaceleração do crescimento craniano e perda das habilidades manuais voluntárias.

IV. Severo e persistente prejuízo da interação social e desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Inexiste um atraso geral clinicamente significativo na linguagem, no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades de auto-ajuda.

V. Prejuízo na atividade comunicativa (acentuada dificuldade para iniciar ou desenvolver uma conversação e linguagem estereotipada). Considerando que a criança foi diagnosticada, segundo a hipótese de autismo, assinale a resposta correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis