Questões sobre Psicanálise

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#Questão 950606 - Psicologia, Psicanálise, FCC, 2023, MPE-PB, Analista Ministerial - Psicologia

Considere as contribuições psicanalíticas sobre os processos de adoção.

I. Os testes psicológicos não devem ser utilizados, pois dificultam a expressão dos pretendentes à adoção.
II. A avaliação da postura dos pretendentes sobre a revelação da adoção à criança é elemento importante e desvela, muitas vezes, a dificuldade dos pais adotivos em reconhecer e lidar com conflitos e fantasias relativas aos pais biológicos e perda de amor da criança adotiva.
III. A adoção realizada por casais com história de infertilidade, em alguns casos, pode atuar como fator atenuante ou até como possibilidade compensatória; mas, em outros casos, pode intensificar as angústias referentes à impossibilidade de gestar um filho biológico.

Está correto o que se afirma APENAS em

Frente à solicitação da examinadora que P.A.S. separasse objetos de uma caixa de miniaturas de um jeito que combinassem, a criança realizou as seguintes ações: colocou os bonecos dentro do carro, as cadeiras perto da mesa e os alimentos sobre a mesa. A partir do estudado sobre a habilidade categorização, segundo Luria, qual o tipo de categorização observado?

Um bebê tem uma relação dual e inicial de dependência com aquele que desempenha a função materna. O modo primitivo de constituição psíquica do sujeito, levando em consideração a relação estabelecida com o outro, é denominado 

Levando em consideração as abordagens psicoterápicas e psicodinâmicas, julgue os itens a seguir.

I De acordo com as contribuições freudianas, a personalidade é constituída por um sistema articulado entre as instâncias: isso, eu e supereu.
II De acordo com Freud, o centro da personalidade seria o self.
III Segundo Alfred Adler, o estilo de vida estaria intrinsicamente associado à personalidade. 

Assinale a opção correta. 

Texto 6A1-II

     Ao professor, guiado por seu desejo, cabe o esforço imenso de organizar, articular, tornar lógico seu campo de conhecimento e transmiti-lo a seus alunos. A cada aluno cabe desarticular, retalhar, ingerir e digerir aqueles elementos transmitidos pelo professor, que se engancham em seu desejo, que fazem sentido para ele, que, pela via de transmissão única aberta entre ele e o professor encontram eco nas profundezas de sua existência de sujeito do inconsciente.

Kupfer. Freud e a educação, dez anos depois.
1999 (com adaptações). 


Depreende-se do texto 6A1-II que a relação professor-aluno é considerada como fundamental para os processos de aprendizagem na abordagem psicanalítica de educação, especialmente em função da

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