Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

O psicólogo Luiz Eduardo Valiengo Berni, em publicação do CRP-SP, aponta:
“O tratamento diale?tico dos socio?logos, etno?logos, antropólogos, ainda que necessário, continua nitidamente insuficiente para perceber as culturas naquilo que elas são existencialmente, pois elas escapam a uma análise exclusivamente objetiva, lógica, teórica que pode mesmo tornar-se uma profanação se pretender autossuficiente e não fizer acompanhar de uma comunhão mítica. Esse ponto pode ser aclarado pelo trabalho da etnopsicóloga Ronilda Ribeiro [...] [que] adverte, também, para os cuidados que devem ser tomados na transposição de uma cultura para outra.”

Pode-se afirmar que:

Considerando a elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo no exercício profissional, julgue os itens a seguir.
I. O psicólogo, ao redigir o documento psicológico, deve expressar-se de maneira coloquial, para a compreensão de todos, descrevendo todo o processo do atendimento realizado, além de expor o raciocínio psicológico resultante da sua atuação profissional.
II. O documento psicológico é um instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de um serviço psicológico a pessoa, grupo ou instituição.
III. É dever do psicólogo elaborar e fornecer documentos psicológicos sempre que solicitado ou quando finalizado um processo de avaliação psicológica.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057541 - Psicologia, Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Bastos e Gondim (2010) afirmam que a diversidade da psicologia como campo de produção de conhecimento e como campo de práticas profissionais é facilmente constatada a partir do conceito de áreas de conhecimento e áreas de atuação. Contudo, tal diversidade não se esgota apenas nesse conceito de área, pois inclui uma multiplicidade teórico-metodológica que fundamenta a prática de pesquisa e as múltiplas intervenções profissionais do psicólogo na mesma área. Sobre a diversidade da psicologia e sua relação com as áreas, julgues os itens a seguir.
I. Em princípio, a noção de área de atuação profissional aproxima pesquisadores, docentes e profissionais a partir de referenciais teóricos e de estratégias de pesquisa e intervenção. Tal aproximação se manifesta nas interfaces que cada área estabelece com as outras disciplinas ou outros campos profissionais, o que contribui para a construção e para o uso de um vocabulário que a singulariza.
II. A natureza não paradigmática da Psicologia revela-se na existência de uma pluralidade de perspectivas teóricas que se apoiam em distintas concepções de homem, de sociedade, de ciência e, em decorrência, postulam procedimentos e práticas distintos para lidar com os mesmos problemas.
III. Discentes, docentes e psicólogos se reconhecem como inseridos em subdomínios da psicologia que configuram espaços próprios de investigação e de atuação. Diferenças, semelhanças e antagonismos são tratados, portanto, no interior desse campo de conhecimento, tendo como base o conceito de áreas de atuação.

Assinale a alternativa correta.

Ao considerar as diretrizes básicas para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional do psicólogo, descritas na Resolução CFP nº 09/2018, assinale a alternativa que corresponde à concepção incorreta sobre esse assunto.

Sobre os deveres do psicólogo esportivo, julgue os itens a seguir.
I. Prestar serviços psicológicos: consultas e/ou atendimentos psicológicos de diferentes tipos de maneira síncrona ou assíncrona; fazer uso de instrumentos psicológicos devidamente regulamentados por resoluções pertinentes e com parecer favorável do Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (SATEPSI); e a supervisão técnica dos serviços prestados por psicólogas e psicólogos nos mais diversos contextos (Conselho Federal de Psicologia, 2018).
II. A utilização de métodos e técnicas psicológicas é de atribuição, privativa, da(o) psicóloga(o), tendo como base os objetivos previstos no parágrafo 1º, do artigo 13, da Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, e no artigo 4º, do Decreto nº 53.464/1964. Os instrumentos utilizados nas avaliações são aqueles que devem ser reconhecidos/aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (Conselho Federal de Psicologia, 2018).
III. A Resolução CFP 01/2018 estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis. É papel da(o) psicóloga(o) utilizar seu conhecimento científico para fortalecer a transfobia e o preconceito em relação às pessoas transexuais e travestis. Então o profissional deve colaborar, bem como utilizar de instrumentos ou técnicas que criam, mantenham e reforcem o preconceito, estigma, estereótipos e discriminação em relação a esse grupo populacional (Conselho Federal de Psicologia, 2018).

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis