Listagem de Questões sobre Geral
Leia as proposições abaixo.
I. A pesquisa construcionista social ocupa-se principalmente de explicar os processos pelos quais as pessoas descrevem, explicam, ou, de alguma forma, dão conta do mundo em que vivem (incluindo-se a si mesmas);
II. O construcionismo constitui um desafio significativo à compreensão convencional, sendo uma orientação tanto em relação ao conhecimento quanto ao caráter dos constructos psicológicos;
III. Embora as raízes do construcionismo possam ser rastreadas há bom tempo nos debates entre as escolas de pensamento empirista e racionalista, o construcionismo busca ultrapassar o dualismo com o qual ambas as teorias estejam comprometidas e situar o conhecimento no interior dos processos de intercâmbio social;
IV. O construcionismo propõe o abandono da crença de que as categorias ou os entendimentos recebem seu aval através da observação. Convida, portanto, a desafiar as bases objetivas do conhecimento convencional.
Assinale a opção CORRETA.
Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008, p. 20), “apesar de reconhecermos a existência de uma psicologia do senso comum e, de certo modo, estarmos preocupados em defini-la”, é com a Psicologia Cientí- fica que aqui devemos refletir. “A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que chamamos objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.” Diante do texto, responda as questões 21 e 22 a seguir
Sobre a psicologia do senso comum é CORRETO afirmar:
O senso comum mistura e recicla outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo, portanto, faz parte do conhecimento humano;
O senso comum não integra o conhecimento humano;
A psicologia do senso comum deve ser desconsiderada pelos cientistas;
Não existe psicologia do senso comum;
N.D.A
Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de _____________ .Essas 4 fases são: o Sensório-motor (0 – 2 anos), a Pré-operatória (2 – 7 anos), as Operações-concretas (8 – 11 anos) e o Operatório-formal (8 – 14 anos.
psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações
Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008, p. 20), “apesar de reconhecermos a existência de uma psicologia do senso comum e, de certo modo, estarmos preocupados em defini-la”, é com a Psicologia Cientí- fica que aqui devemos refletir. “A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que chamamos objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.” Diante do texto, responda as questões 21 e 22 a seguir. 21)
Sobre o objeto de estudo da Psicologia é CORRETO afirmar:
A Psicologia, assim como a Antropologia, a Economia, a Sociologia e todas as ciências humanas, estuda o ser humano
A diversidade de objetos da Psicologia dificulta uma clara definição de objeto da Psicologia
Um dos motivos que dificulta uma clara definição de objetos da Psicologia é o fato do cientista – o pesquisador – poder se confundir com o objeto a ser pesquisado
O objeto da Psicologia, considerando suas características, deve ser aquele que reúna as condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicoló- gicos: como a subjetividade
Todas as alternativas estão corretas
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}