Questões sobre Geral

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Listagem de Questões sobre Geral

Leia as proposições abaixo e, a seguir, assinale a opção CORRETA.

I. A energia do ID está em um estado muito fluido. A qualidade deslocável dessa energia se deve à incapacidade de o ID fazer discriminações sutis entre os objetos;

II. Para Jung, a energia psíquica é uma manifestação da energia da vida, que é a energia do organismo como um sistema biológico, não se diferenciando assim de Freud no caráter sexual da libido;

III. Influenciados pelas Ciências Sociais, um grupo de estudiosos reformulou a concepção de ser humano original da psicanálise e enfatizou o caráter social da condição humana. Adler foi o primeiro desses teóricos;

IV. Nos Estados Unidos, o desenvolvimento da teoria psicanalítica resultou em uma nova teoria do ego, que influenciou o pensamento do pensador francês Jacques Lacan.

Leia as proposições abaixo e, a seguir, assinale a opção CORRETA.

I. Os fatores de medida de inteligência emocional são: empatia, sociabilidade, automotivação, autocontrole e autoconsciência;

II. Os estados afetivo-emocionais são: ânimo, autoestima e satisfação geral com a vida;

III. Os seis componentes da teoria de bem-estar de Ryeff e Keyes são: autoestima, autonomia, relacionamento positivo com pessoas, poder, crescimento pessoal e propósito de vida;

IV. De acordo com Lazarus, a insegurança afetiva no contexto organizacional é decorrente da percepção de injustiça e de conflitos interpessoais.

Leia as proposições a seguir:

I. A teoria das necessidades de Maslow parte da premissa de que as necessidades humanas têm origem social e estão dispostas em uma hierarquia que deixa implícito o pressuposto antropológico de que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal;

II. Alderfer afirmou, ao contrário de Maslow, que a motivação da conduta humana não obedeceria a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo, descendente;

III. A teoria de McClelland afirma que há três tipos de necessidades: poder, afiliação e realização, que se inter-relacionam e se apresentam em níveis variados de intensidade nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidos;

IV. A teoria bifatorial de Herzberg foi construída afirmando haver dois contínuos independentes: o primeiro, dos fatores higiênicos, referentes a fatores internos, que variavam de satisfação à não-satisfação; o segundo, dos motivadores, referentes a fatores internos, variando da insatisfação à não-insatisfação.

Assinale a opção CORRETA.

Relacione as teorias abaixo às respectivas caracterizações:

(I) Teoria Psicogenética de Piaget

(II) Teoria Histórico-Cultural de Vigostsky

( ) As principais ideias referem-se: (1) à relação dialética entre indivíduo e sociedade, nas quais se originam as características tipicamente humanas. O homem transforma o seu meio e, ao mesmo tempo, transforma-se a si mesmo; (2) às funções psicológicas superiores, que se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto sociocultural, ou, em outras palavras, têm uma origem cultural; (3) à relação com o mundo, que seria mediada por “ferramentas” criadas pelo homem; (4) ao cérebro como a base biológica de tais funções mentais. Mas o cérebro não seria imutável ou fixo, podendo-se falar em "plasticidade cerebral".

( ) A ideia de construção do conhecimento proposta defende que é na interação com o meio que o sujeito se depara com situações diferenciadas, as quais o levam a construir hipóteses, através dos processos de assimilação e acomodação, visando explicar os fenômenos que ocorrem no seu mundo.

( ) O conceito de equilibração mostra como uma criança é capaz de resolver uma situação de conflito suscitada pela presença simultânea de esquemas cognitivos contraditórios. Este processo, que levaria a criança para um equilíbrio superior, é considerado como um processo de autorregulação estritamente interno ao sujeito. O mecanismo da equilibração se explica pelo fato de que cada uma das etapas sucessivas apresenta uma probabilidade crescente em função dos resultados obtidos na precedente.

( ) O conhecimento não se dá a partir da interação direta sujeito-objeto. Essa interação é, em essência, mediada. Os instrumentos são objetos do mundo físico, aqueles que mediam a ação (e transformação) do homem sobre a natureza. A possibilidade de transformação desta pelo homem seria infinitamente menor, se ele não houvesse desenvolvido e aprimorado os instrumentos que auxiliariam a sua intervenção no mundo.

Os signos aparecem como os instrumentos psicológicos, pois eles mediam o próprio pensamento. Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Leia as proposições abaixo.

I. Para Kohlberg, nossa maneira de pensar sobre as questões morais reflete nosso desenvolvimento afetivo e expressa a constituição de uma moralidade heterônima;

II. A moralidade pré-convencional é o estágio em que o controle é externo e as regras são respeitadas para evitar punição ou por interesse próprio;

III. Na moralidade convencional, os padrões das figuras de autoridade são internalizados;

IV. Na moralidade pós-convencional, as pessoas seguem princípios morais internalizados de correção, imparcialidade e de justiça a partir dos quais podem escolher entre padrões morais conflitantes.

Assinale a opção CORRETA.

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